17/06/2007

Lisboa: os anos 30...





Fotos, de baixo para cima: 1. Feira de Agosto no Parque (1910); 2. Marquês (1930); 3. Estufa Fria em obra; 4. Inauguração do Marquês (13 de Maio de 1934); 5. lago do Parque(1940).

... e a zona do Parque Eduardo VII

Os anos 30 foram dados a muita criação de espaços públicos de assinalável valor: Rotunda do Marquês de Pombal (hoje, Praça do mesmo nome), Estufa Fria, Pavilhão do Desportos (hoje Carlos Lopes) e o Parque Eduardo VII, propriamente dito.
O Parque chamou-se primeiro da Liberdade e depois Eduardo VII em homenagem a este rei de Inglaterra – e muitos textos recordam a propósito que ele tinha estado em Portugal em 1902/3. mas o ajardinamento só foi concluído em 1915. Mas há textos que referem que o relvado (25 hectares) foi construído duas décadas antes, no início do século XX, como prolongamento da Avenida da Liberdade, a qual tinha sido construída mais de 100 anos antes, em 1789-92, «ao estilo dos Campos Elísios», como repete a Wikipédia.

Anos 30

Em 1930, a meio da vertente, foi criada a Estufa Fria, no local onde havia uma pedreira e uma nascente que abastecia o lago que nalgumas fotos dos anos imediatamente anteriores à remodelação do Parque se vê mesmo ali ao lado da Rotunda - lago que, na foto de 1940 se vê claramente.
A Rotunda fora construída nos primeiros anos da década de 30 e inaugurada em 1934, a 13 de Maio (ver foto acima). Mais tarde recebeu o nome de Praça Marquês de Pombal.
Lá em cima, em 1932, foi construído o Pavilhão hoje Carlos Lopes, à data «dos Desportos».
E ainda mais acima, hoje fica o jardim Amália Rodrigues, construído em 2000.
Um conjunto de espaços públicos admirável.

Observar as fotos com calma

Agora aprecie as fotos que lhe mostro aí em cima, fruto de pesquisas amáveis de dois amigos do blog… Veja bem os pormenores. Por exemplo, o lago ao findo do Parque é bem notado. Seria abastecido pela tal nascente que existia na pedreira onde depois se construiu a Estufa Fria…
Deliciosa observação esta sobre os antecedentes de cada espaço público da Cidade.

Sem comentários: