24/06/2007

CML: PS, CDU, BE, MPT e Roseta juntos por mais espaços verdes

InDiário Digital 24-06-2007

"PS, CDU, BE, MPT e a candidata independente Helena Roseta estiveram hoje juntos na defesa de mais espaços verdes na capital, durante um debate entre as doze candidaturas à Câmara Municipal de Lisboa.
O debate, promovido pela Associação Sol e Anoitecer, estava marcado para as 15:00, começou atrasado e prolongou-se para lá das 18:00 horas.
O cabeça-de-lista do Partido da Terra (MPT), Pedro Quartim Graça, congratulou-se por «ver outras candidaturas a seguir as propostas» que o MPT «defende há anos» no sentido de haver mais espaços verdes na cidade.
Além disso, a cabeça-de-lista do movimento «Cidadãos por Lisboa», Helena Roseta, defendeu que os passes incluam o preço do estacionamento à entrada da cidade, no âmbito da passagem do domínio do automóvel para o domínio do peão e do transporte público.
«Situados à porta da cidade, os parques de estacionamento dos estádios do Sporting e do Benfica, em dias em que não há jogo, podiam ser usados», sugeriu.
Bernardino Aranda, o sétimo da lista do Bloco de Esquerda (BE) encabeçada por José Sá Fernandes, falou a seguir e encontrou «pontos de contacto e convergência» entre as duas candidaturas.
«Daí a nossa tentativa, antes das eleições, para concretizar mais essa convergência, o que não foi possível», acrescentou, referindo-se à proposta de apresentarem uma lista conjunta, recusada por Roseta.
Bernardino Aranda declarou que a candidatura do BE quer «ser parte da solução de governo da cidade e levar ideias para dentro do executivo».
Por sua vez, o 14º da lista do PS, Paulo Pais, apresentou a candidatura de António Costa como a que «propõe uma liderança forte, uma boa equipa e um programa realista» e, em nome do ambiente, propôs a plantação de mil árvores por ano.
Depois de Roseta ter recordado a sua bandeira por «um governo mais participado» em Lisboa, Paulo Pais referiu quatro vezes a palavra participação, dizendo ser igualmente um objectivo da candidatura do PS.
O terceiro da lista da CDU, Manuel Figueiredo, sustentou que «a câmara municipal não está hoje numa situação assim tão desastrosa como se quer fazer crer» e lembrou que a coligação entre PCP e «Os Verdes» foi «a única a votar contra» a permuta de terrenos entre o Parque Mayer e a Feira Popular.
Margarida Sá Vedra, a terceira da lista do PSD encabeçada por Fernando Negrão, saudou o anúncio do governo de que «no prazo de dois anos vai repor as peças do Cais das Colunas que estão em paradeiro desconhecido» e elogiou os seus colegas funcionários municipais.
O cabeça-de-lista do Partido Popular Monárquico (PPM), Gonçalo da Câmara Pereira, criticou Carmona Rodrigues por «incompetentemente ter deixado cair a câmara» e acusou o governo de enviar António Costa como «emissário para controlar o município».
O candidato reclamou ainda que «o Parque Mayer tem de ser um lugar da cultura popular, com as marchas, a revista, o carrocelzinho, a menina dos tirinhos, isso tudo».
Carlos Paisana, do MRPP, que chegou com duas horas de atraso, responsabilizou os partidos que governaram Lisboa pelo estado da cidade, observando que «muitos deles parece que não têm nada a ver com o assunto e vêm defender medidas que no passado atacaram"

Sem comentários: