22/06/2007

Lisboa: «Ginjas» também está na corrida

IN Diário Digital 22-06-2007

"Ginjas», figura do imaginário popular alfacinha, será o 13º protagonista entre 12 candidatos às eleições intercalares para a Câmara Municipal de Lisboa, defendendo o Partido Nova Democracia (PND), escreve a Lusa.

Com o cabelo carregado de brilhantina, palito ao canto da boca, peito e respectivo cordão de ouro à vista, o actor Gonçalo Lello estreia-se nas ruas da capital portuguesa quinta-feira à tarde, entre a Baixa e o Chiado, para conseguir o almejado posto de assessor, «com menos responsabilidades e mais vantagens».

«A filosofia é trazer humor para a campanha, divulgando a nossa mensagem política e apoiar jovens actores que estão a começar ou em situação difícil no mercado. O "Ginjas" vai criticar o "regabofe" verificado na Câmara e nas empresas municipais», disse Manuel Monteiro, presidente e cabeça-de-lista do PND, à Agência Lusa.

A polémica em torno do número de assessores dos gabinetes camarários tem sido um dos temas da pré-campanha e ainda terça-feira o candidato do CDS-PP, Telmo Correia, afirmou que a autarquia teria mais de 200 assessores, enquanto o ex-presidente e candidato independente, Carmona Rodrigues, garantiu que o anterior executivo municipal contratou apenas 97.

A iniciativa da Nova Democracia foi testada com sucesso na Madeira, nas recentes eleições regionais, tendo Baltazar Aguiar conseguido ser eleito para a Assembleia Regional. «Manuel do Bexiga», interpretado pelo actor Márcio Costa, foi a figura encontrada, com «uma foice para cortar o Jardim».

Além das várias acções de rua, «Manuel do Bexiga» interpelou outros candidatos e fez aparições em acções das outras campanhas, mas o mesmo tipo de «boicotes» não está ainda definido para a campanha lisboeta.

«Não está previsto. Mas o "Ginjas" poderá confrontar os outros candidatos com as contradições, aquilo que prometem e não fazem. Eles também são actores porque dizem agora coisas às pessoas que não foram capazes de fazer ao longo dos anos», continuou Monteiro, referindo-se aos adversários políticos.

Segundo Monteiro, «Ginjas» vai receber a visita de «Manuel do Bexiga» segunda-feira e será o cicerone do madeirense em Lisboa, tentando convencê-lo que ser «assessor é mais simpático do que candidato a presidente ou a vereador», pois «permite manter sempre avenças», independentemente do partido no poder.

Em vez da poncha madeirense, «Bexiga» irá provar a típica ginjinha das tascas da capital, devendo visitar locais problemáticos que simbolizam as principais "bandeiras" do PND: «combate ao despesismo e falta de transparência no urbanismo e maior segurança"

Sem comentários: