02/12/2008

Metro excluído da 'night' devido a clientes de risco

Transportes públicos gratuitos nas noites de fim-de-semana e feriados O Metropolitano de Lisboa (ML) não entra no programa "Lisboa à Noite - Contigo até Casa", também denominado entre os jovens como simplesmente "night", porque os passageiros da madrugada constituem "um risco acrescido" em termos de segurança, pois muitos deles "estão sob o efeito do álcool" e poderiam cair à linha electrificada, soube o DN junto da secretária de Estado dos Transportes, Ana Paula Vitorino.

Este programa "night", que desde 19 de Setembro disponibiliza transportes públicos na área de Lisboa durante todas as noites e madrugadas de sexta-feira para sábado, sábado para domingo e das vésperas de feriados para feriados, pretende aumentar a segurança rodoviária, sendo uma alternativa para quem sai à noite não ter de se deslocar em viatura particular nem conduzir.

Ainda de acordo com informações prestadas pela secretária de Estado, para evitar o risco de pessoas caírem à linha do metro, "seria necessário reforçar a presença de elementos de segurança" em toda a rede do comboio subterrâneo durante a madrugada.

Além disso, explica que "também seria preciso manter em actividade toda a estrutura do ML", as instalações fixas, todo o sistema de sinalização e comunicações, as estações de toda a rede e também a iluminação nas galerias e nos corredores de acesso. Por outro lado, o período da madrugada, entre a 01.00 e as 06.30, é necessário para efectuar os trabalhos de manutenção e reparação nas instalações fixas, que só podem ser feitos sem a circulação de composições e com o terceiro carril sem energia eléctrica.

Na opinião de Ana Paula Vitorino, "não é tão simples como o caso da Carris, que coloca alguns autocarros em circulação e assegura o serviço durante a madrugada".

De facto, para o seu novo serviço Night Bus de fim-de-semana e feriados, a Carris criou as carreiras gratuitas 1 (faz o percurso Belém-Cais do Sodré-Rato-Marquês de Pombal) e 2 (Cais do Sodré-Alcântara-Cais do Sodré), que apenas mobilizam mais seis autocarros e seis motoristas. Reforça a Rede da Madrugada com mais dez autocarros e dez motoristas e prolonga o horário do ascensor da Glória até às 04.30, com mais dois guarda-freios.

Fonte da Carris revelou ao DN que a procura do Night Bus tem aumentado, passando de 1140 pessoas transportadas no terceiro fim-de-semana de Setembro para 1728 entre 7 e 9 de Novembro .
In DN

1 comentário:

Anónimo disse...

Tambem com a CML a encerrar a noite mais cedo como o fez com o Bairro Alto, nao sei se ha necessidade.