18/12/2010

Câmara financia reabertura do Hot Clube

In Jornal de Notícias (18/12/2010)


«O Hot Clube de Portugal (HCP), em Lisboa, que ficou destruído há um ano num incêndio, deverá reabrir em 2011, já que a autarquia desbloqueou 200 mil euros para o "renascimento" do clube de jazz, disse à Lusa a directora, Inês Homem-Cunha.

"A Câmara entregou-nos as chaves na semana passada e garantiu a verba para começarmos de novo", explicou a presidente do conselho directivo do HCP.

A cave onde funcionava o clube de jazz, no número 39 de um prédio na Praça da Alegria, ficou destruída num incêndio a 22 de Dezembro de 2009, danificando algum espólio e obrigando ao cancelamento da programação.

Um ano depois, Inês Homem Cunha referiu que o tempo é de "regozijo", porque a Câmara Municipal de Lisboa acelerou o processo e viabilizou agora uma nova vida para o clube de jazz, num edifício vizinho na Praça da Alegria, nos números 47 a 49.

"Na quarta-feira (22 de dezembro) vamos fazer uma festa pequena no espaço, que está caótico, mas é para ser apenas uma coisa simbólica, com um grupo de músicos da escola (do Hot) a tocar", referiu a responsável.

Os 200 mil euros atribuídos pela autarquia - "a verba para renascermos", disse Inês Homem Cunha - destinam-se às obras de remodelação do novo espaço e ao recomeço da programação.

O Hot Clube tem o licenciamento do projecto de arquitectura de renovação do espaço e falta a aprovação dos projectos de especialidade, e não avança datas concertas de reabertura.

"Se for daqui a seis meses já estou a ser muito optimista", disse Inês Homem Cunha.O Hot Clube de Portugal foi fundado em 1948 e é o mais antigo clube de jazz português.»

4 comentários:

Filipe Melo Sousa disse...

Mais desperdício de dinheiro dos contribuintes. Um clube de música (que tem facturação própria)que custa 200 mil euros é um escândalo. Se o estabelecimento tem de facto qualidade conseguirá sobreviver por si, e não sempre encostado à mama dos outros. Eu todos os meses pago seguro da minha casa caso arda. Não tenho que pagar pela irresponsabilidade dos outros que não sabem acautelar estas situações.

Manuel Veiga disse...

E quando não há maneira de controlar as circunstâncias, ó Filipinho? Estabelecimentos com qualidade a fechar é coisa que não falta por Portugal e pelo mundo inteiro, seu bronco insensível. Paga seguro? Também eu, se calhar até mais do que você, porque também tenho uma porta aberta, para além da casa.

Filipe Melo Sousa disse...

Se você entender que é um estabelecimento de qualidade, faça você uma doação. Porque abrindo este tipo de precedentes, pode-se afirmar que qualquer estabelecimento que não consegue sobreviver é "de qualidade". Qual o critério? Porque você acha? Por quem se toma para dispor do meu dinheiro para sustentar parasitas?

Maxwell disse...

Segundo me recordo tinha sido aberto um processo para averiguar se o incendio tinha efectivamente sido fogo posto ou não. Já foi concluído? Não deverá ser feita qualquer atribuição de capital até o processo estar encerrado e as culpas (e custos) serem atribuídos a quem os deve.