18/12/2010

Parque das Nações ganha nova escola básica

In Jornal de Notícias (18/12/2010)
Luís Garcia


«A escola pública que os moradores do Parque das Nações tanto reivindicaram ao longo dos últimos anos foi inaugurada ontem, juntamente com a remodelada EB1 das Laranjeiras, elevando para seis o número de escolas abertas este ano lectivo em Lisboa.

A construção de estabelecimentos de ensino público na zona da antiga Expo era uma reivindicação antiga dos moradores, uma vez que, numa área onde habitam actualmente mais de 20 mil habitantes, apenas existia uma escola pública, a Vasco da Gama, na zona Norte, que está há muito totalmente lotada.

A nova EB1/JI Parque das Nações, na zona Sul, vai ajudar a resolver esta carência, recebendo 192 alunos em oito salas dedicadas ao primeiro ciclo e 100 crianças em quatro salas de jardim-de-infância. Os alunos, que têm tido aulas em monoblocos, serão transferidos para o novo equipamento dia 3 de Janeiro, aquando do regresso de férias.

Investimento de 1,5 milhões

A nova escola, cuja construção custou cerca de 1,5 milhões de euros, numa parceria entre a Câmara de Lisboa e o Ministério da Educação, está preparada para um aumento posterior de capacidade e para abranger outros níveis de ensino.

Além da EB1/JI Parque das Nações, a ministra da Educação, Isabel Alçada, e o presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, inauguraram ontem a remodelada e ampliada Escola Básica das Laranjeiras, agora com 336 vagas no primeiro ciclo e 50 no jardim-de-infância.

As obras e o apetrechamento de material custaram cerca de 2,48 milhões de euros, dos quais quase 500 mil euros financiados pelo Quadro de Referência Estratégico Nacional (QREN).

Entre equipamentos novos e remodelados, a Câmara de Lisboa inaugurou, neste ano lectivo, seis escolas e sete jardins-de-infância, no âmbito de um programa municipal que prevê intervir em 85 escolas até ao final de 2013.

Refeitórios em todas as ecolas

"Estamos a equipar todas as escolas da cidade com refeitório com confecção local, a construir escolas novas onde elas faltavam e a fazer reabilitações profundas das escolas que delas careciam", diz António Costa. Além do investimento no edificado, o programa Escola Nova integra conteúdos extra-curriculares, como Educação Musical, Desporto e Natação, já em vigor.

Após ouvir poemas recitados pelas crianças que vão estrear o novo estabelecimento, a ministra elogiou a "sobriedade" da EB1/JI do Parque das Nações, que classificou como "uma escola virada para o futuro". Para Isabel Alçada, "este trabalho demonstra como é possível ir mais longe e conseguir que zonas da cidade que têm uma dinâmica específica possam ganhar mais dinâmica e poder de atracção por terem equipamentos educativos de qualidade".»

Sem comentários: