03/04/2013

Novo regime tarifário - Sistema de coroas da AML vai ser alargado e dividido

In Transportes em Revista (3.3.2013)
Por Pedro Pereira

«A Autoridade Metropolitana de Transportes de Lisboa (AMTL) já apresentou aos operadores da AML (Área Metropolitana de Lisboa) o novo sistema de zonamento tarifário para o sistema de transportes da capital. Além disso, foi ainda apresentado o estudo de repartição tarifário baseado nos atuais e reais dados de procura. Com este estudo, e graças aos dados fornecidos pela bilhética sem contacto, fica-se a saber exatamente quantos passageiros e passageiros/quilómetro são transportados por cada operador, sendo depois mais fácil (e justo) fazer a repartição das receitas multimodais.

Em relação ao novo modelo, este é apenas uma proposta técnica mas que já contou com a aprovação da Secretaria de Estado dos Transportes, faltando ainda a aprovação dos operadores e das autarquias. O sistema, designado por “coroas+setores”, contempla a manutenção das atuais coroas existentes (Lisboa + 3) e a criação de mais quatro coroas, alargando-se o sistema até Mafra (a norte) e Palmela/Montijo (sul). Por sua vez, cada coroa será dividida em oito setores, de modo a privilegiar uma melhor mobilidade dos utentes assim como a redução do custo da tarifa.

Em declarações à Transportes em Revista, Germano Martins, presidente da AMTL, revelou que «as reações por parte dos operadores foram de alguma cautela, como se pode compreender. Mas não houve nenhuma manifestação de rejeição. Vão existir algumas mudanças e é normal que provoquem algum receio». Germano Martins afirmou ainda que a AMTL irá agora fazer uma reunião para apresentar o novo modelo às autarquias. De acordo com o responsável «se houver uma decisão política rápida, é tecnicamente possível fazer a preparação do projeto durante o corrente ano de modo a que possa ser implementado no início de 2014»

Sem comentários: