08/03/2016

Calçada do Desterro 11-13: Imóvel de Interesse Público em risco


Att. DGPC
C.C. Gab MC, Gab. PCML, Gab. Vereador MS, AMl


Lisboa, 12.1.2016

Exmos. Senhores

​Somos a solicitar a esses Serviços esclarecimento sobre se terá sido submetido à DGPC ​para sua apreciação, algum projecto de alterações/demolição do imóvel sito na Calçada do Desterro, nº 11-13, IIP.

O edifício encontra-se com os vãos fechados com tijolo, o que vai contra as boas regras de conservação tanto da estrutura do edifício como dos acabamentos dos seus interiores. Lembramos que este edifício é um raro e interessante exemplar da Arquitectura pombalina fora da área da Baixa e que os seus níveis de autenticidade são elevados (vide as caixilharias dos vãos, as coberturas e os interiores) e que, por isso mesmo, devia ser objecto de obra exemplar de restauro e reabilitação, assim o queiram e saibam promover a CML e a tutela da Cultura.

Melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Fernando Jorge e Bernardo Ferreira de Carvalho

...

Resposta do Sr. Vereador Manuel Salgado, em 8.3.2016:

5 comentários:

Anónimo disse...


Pena as fotografias não evidenciarem a belíssima curvatura dos TELHADOS, já muito raros em Portugal devido às constantes demolições.

Este imóvel e seus telhados , SEM REABILITAÇÕES, têm de ser SALVOS !

Parabéns ao Fórum

Anónimo disse...

Como aprecio esta maneira de escrever que singra pelos cidadãos comentadores de meia idade e que consiste em GRITAR palavras de vez em QUANDO, como se apelando a um sentido de AUDIÇÃO que já falha. ATÉ QUANDO?!?

Anónimo disse...

As rendas congeladas e a burocracia afuguentaram todos os investidores privados, e a cidade foi ficando assim em ruína. Caso único na Europa.

Anónimo disse...

O prédio do Jamaica (que paga 200 euros de renda, LOL) também tem janelas assim tapadas com tijolos.

Filipe Melo Sousa disse...

O que é "interesse público"? Significa que um burocrata falou em meu nome e que eu inevitavelmente tenho interesse neste imóvel?