08/07/2016

Turistificação de Lisboa: AL e Hotéis na Baixa & Chiado






Cada vez mais alojamento para turistas (Hotéis, AL, hostels) mas cada vez menos investimento em alojamento para quem trabalha em Lisboa. Cada vez mais escolhas de meios de transporte para quem nos visita, mas cada vez menos transportes publicos para quem trabalha em Lisboa. Onde iremos habitar? E a nossa mobilidade? Que centro da capital vamos ter daqui a 10 anos? Uma zona de entretenimento para visitantes com pequenas bolsas de "indigenas" para servir a cada vez mais poderosa indústria do turismo?

6 comentários:

Anónimo disse...

A cidade perdeu os habitantes antes da onda de turismo.

lmm disse...

E no entanto, se não fosse o diabolizado turismo, esses imóveis não seriam reabilitados proximamente...

Anónimo disse...

Nos anos 90 já não existia ninguém na baixa.

Anónimo disse...

O que vale é que é muito mais difícil criar empregos, lucros e negócios financeiramente independentes do que vir postar para um blog. O que seria se fosse o contrário.

Anónimo disse...

Nao tivessem ido para os suburbios horrorosos da linha de Sintra e similares nos anos 80 e 90. Agora e ja que abandonaram a cidade fiquem lá e não aborreçam aqueles que estão a contribuir para limpar e reabilitar a cidade de Lisboa. Gente invejosa e indolente.

Luís Mendes disse...

Tourism gentrification: touristification as Lisbon´s new urban frontier of gentrification

https://www.academia.edu/24474010/Mendes_Lu%C3%ADs_2016_Tourism_gentrification_touristification_as_Lisbon_s_new_urban_frontier_of_gentrification_Master_Class_Tourism_Gentrification_and_City_Making_Stadslab_e_Academia_Cidad%C3%A3_Lisboa_16_de_Abril._policopiado_