30/06/2006

Campo tiro a chumbo recusa sair de Monsanto

In JN (30/6/2006)
Gina Pereira

"(...) Carlos Duarte Ferreira, presidente da direcção do clube, considerou que "o campo de tiro não pode estar mais bem situado do que em Monsanto" e lembrou que a zona "era um deserto" quando para lá foram. O responsável garante que, quando a autarquia decidiu ali construir o Parque Ecológico, no início dos anos 90, o clube avisou-a de que seria uma "má opção" e sugeriu alternativas que não foram tidas em conta. Agora, admitem que o ruído do tiro aos pratos e os estilhaços do chumbo são uma "má vizinhança" para quem o frequenta. Contudo, diz que "a situação pode ser significativamente melhorada" e explicou que já propuseram à CML a construção de um talube arborizado, para suster o barulho, e uma lona que permita recolher os resíduos de chumbo. As soluções estão a ser analisadas pela autarquia, mas não convencem os ambientalistas que vão promover uma recolha de assinaturas contra o campo de tiro."

Na minha humilde opinião o abaixo-assinado devia ter sido apresentado como suporte da intervenção na sessão de CML, nunca como recurso, ou seja, antes. No entanto, cá estaremos para o assinar porque nos parece ser uma co-habitação contra-natura, essa a de Monsanto com o campo de tiro... como muitas outras, aliás, em Lisboa.

PF

1 comentário:

Anónimo disse...

O Campo de Tiro de Monsanto já foi considerado o melhor do Mundo é frequentado pelos melhores atiradores do Mundo, tem uma história invejalvel e uma presença em provas internacionais profunda.
Há soluções para não acabar com este espaço onde se promove um desporto pouco apelativo para o comum cidadão, mas que em Portugal tem muitos regista um palmarés de muitos Campeões do Mundo de várias modalidades.
A liberdade de defender a natureza é inquestionavel, no entanto é sem duvida de questionar tb as mais valias desse campo existir.
Não é que eu goste dos senhores que exploram o campo, que até acho bastante arrogantes e até mereciam passar por um mau bocado, não fosse as pessoas que estão por detrás... No entanto, vão lá um dia, passem por lá vejam o que ali se faz e a beleza do espaço.