27/06/2006

Desolação na Rua da Mesquita

Pela Rua da Mesquita faz-se actualmente o acesso automóvel ao Centro Totta e ao Campus de Campolide da Universidade Nova de Lisboa.

Tendo de um lado a Escola Marquesa de Alorna e do outro a Mesquita Central de Lisboa, esta rua, de escassos metros, foi durante várias décadas um arruamento sem saída, em terra batida, pertença das crianças do Bairro Azul e da Escola e partilhado, a partir dos finais da década de 70, com os membros da Comunidade Islâmica. Em 1985 a rua foi alcatroada e recebeu o nome porque é actualmente conhecida. Tal como em outras ruas do Bairro, os passeios generosos propiciavam as brincadeiras e os encontros de amigos que se derramavam, sem pressas, numa rua quase sem tráfego.

A recente construção de um edifício onde trabalham tantas pessoas, quantas as que moram em todo o Bairro Azul, perturbou a vivência desta pequena rua. Contra todas as expectativas dos moradores, o acesso automóvel ao Centro Totta foi planeado e executado pela Rua da Mesquita: em Fevereiro de 2003, a pretexto de um reordenamento do estacionamento, os passeios de ambos os lados da rua foram encurtados e as faixas de rodagem alargadas, transformando a rua num inóspito estradão.

Carros e gente, que não abdica de um espaço que desde sempre foi seu, misturam-se hoje no meio da rua, num caos diário próprio daquilo a que habitualmente chamamos Terceiro Mundo. Os passeios semi-destruídos, as floreiras cheias de mato, os tapumes e os ecopontos/lixeiras, colocados junto à entrada da Escola, completam o quadro desolador desta rua, percorrida diariamente a pé por milhares de pessoas que se dirigem à escola, à mesquita, aos bancos e às faculdades e por muitos turistas que vêm visitar e fotografar a Mesquita Central, mencionada em guias e roteiros como um edifício notável da cidade de Lisboa.

É urgente repensar esta rua. É urgente torná-la um acesso apenas pedonal ao actual e futuro Campus da Universidade Nova de Lisboa. Tirando partido de um ambiente próprio e valorizando os edifícios que a enquadram – escola, mesquita, Centro Totta, Bairro Azul - é urgente embelezá-la, sombreá-la, fazê-la local seguro de passagem e de paragem para os milhares de peões que a utilizam e para todos os que visitam a nossa cidade.

Ana Alves de Sousa
Comissão de Moradores do Bairro Azul

Sem comentários: