15/06/2007

O hotel do Campo Mártires da Pátria #2

Por sua vez, no site da ex-DGEMN, pode ler-se os seguintes excertos:

"Palácio Silva Amado (Séc. XVIII / séc. XX), Campo Mártires da Pátria, nº2; Tv. do Torel; R. Júlio Andrade; devoluto - à venda; incluído na classificação do conjunto do Campo Mártires da Pátria Urbano.



Planta composta pela articulação de 2 edifícios em torno de um jardim de planta em T. Edifício principal de planta rectangular. De 3 pisos, o edifício exibe cunhais e piso térreo revestido com placagem em silharia fendida e superfície murária em reboco pintado. Alçado principal a SE., com piso térreo separado por friso de cantaria e rasgado por vãos, correspondentes a janelas de peito de verga recta recortada, encimados por janelas de sacada de verga recta destacada servidas por varandins, com base em cantaria e guarda em ferro forjado, com pinhas nos extremos.


O edifício é superiormente rematado por cornija precedida de friso azulejar padronado e encimada por beiral, acima da qual se reconhece corpo de planta rectangular, com janelas nas 4 faces, correspondente a lanternim. Articula a NO. com outro edifício *1, de planta em U, com o lado S. de menor extensão e respectivo muro de topo (a E.) articulado com muro interrompido por portal, que permite o acesso directo ao jardim, animado por tanque. Este edifício é superiormente rematado por cornija articulada com beiral e plintos com pináculos, no alinhamento dos cunhais e das pilastras.


AZULEJOS: o imóvel reúne um notável conjunto azulejar de diferentes tipologias decorativas e datáveis dos séculos XVII e XVIII. A sua presença concentra-se no átrio de entrada, com paramentos e emolduramentos das janelas integralmente revestidos, por azulejaria monócroma padronada com motivos florais e polícroma padronada com os motivos de ponta de diamante e vegetalistas, articulados, num dos alçados laterais, com 2 painéis compositivos animados com temática da albarrada, e no outro, por frontal de altar da denominada tipologia de aves e ramagens.


ESTUQUES: animam a caixa da escadaria principal quer ao nível da decoração da superfície murária (*3) e dos vãos que a rasgam - apresenta-se animada, ao nível do 2º andar, por janelas de sacada de verga curva servidas por varandas de guarda contracurvada em balaustrada suportadas por mísulas que enquadram composições escultóricas - quer do lanternim, com programa decorativo dominado por temática antropomórfica e vegetalista de gosto neo-rocaille;


MADEIRA: observada sob a forma de painéis relevados integrados nos muros laterais do átrio de entrada e ao nível da cobertura deste espaço e do vestíbulo do 1º andar, ambos definidos por tectos de caixotão, no 1º caso, articulados com pintura ornamental anterior ao terramoto de 1755 e, no 2º, com talha dourada inscrita em caixotões octogonais;

PINTURA: destaca-se a pintura que decora os caixotões do tecto do átrio da entrada, animados por brutescos e cartelas com cenas de temática não identificadaada um, por 4 janelas de peito encimadas por igual número de janelas de sacada de verga recta recortada

Apesar das intervenções a que foi sujeito e do mau estado de conservação em que genericamente se encontra, o imóvel evidencia-se, ainda como um bom exemplo dos palácios setecentistas, do qual subsistem os alçados - especialmente o principal, dominado pelos eixos definidos pelos portais - o átrio de entrada e o vestíbulo do andar nobre. A este conjunto associa-se a imponente caixa da escadaria de honra que, apesar de datar de um período posterior (século 19), se constitui como uma peça notável, não apenas pelo seu considerável pé-direito mas pelo tratamento decorativo que evidencia, de marcada erudição e requinte plástico (...)
»


Fotos: Ex-DGEMN

Sem comentários: