05/06/2008

Centro Cultural de Belém espera alargamento


"Aguarda apreciação em Conselho de Ministros o projecto já entregue ao Governo para os módulos IV e V do Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

O presidente do CCB, António Mega Ferreira, declarou à agência Lusa que o dossier foi entregue ao Executivo e ao ministro da Cultura, José António Pinto Ribeiro. Trata-se de um estudo preliminar de arquitectura, com o enquadramento jurídico e componente financeira do projecto.

"A questão financeira foi toda estudada, agora aguardamos que o Governo se pronuncie", disse Mega Ferreira, comentando que a construção dos módulos tem como objectivo "completar o projecto original".

Este projecto do CCB, inaugurado há 15 anos, incluiu apenas três módulos, o I, II e III. Os módulos IV e V, nunca foram construídos por falta de meios, mas nos últimos anos o CCB obteve indicadores de que a concessão de um novo hotel num dos módulos pagaria a construção do outro.

O futuro módulo IV do CCB conta, no projecto, com uma biblioteca, um auditório de 600 lugares e um espaço multiusos.O enquadramento dos dois novos módulos na requalificação da frente ribeirinha da cidade, segundo Mega Ferreira, pode não estar ligado. "Este é um projecto autónomo, que pode ou não ficar integrado nesse plano", comentou o responsável.

Quando assumiu a presidência do CCB, há cerca de dois anos, Mega Ferreira dizia numa entrevista ao DN que tinha um projecto que se financiava a si próprio. "Os módulos I e V devem gerar receitas para auxiliar o CCB a cumprir a missão de dar cultura da mais alta qualidade para o maior número de pessoas."

Em finais de Março de 2006 Mega Ferreira colocava a hipótese de fazer nos módulos IV e V, respectivamente um hotel e centro comercial, recorrendo à concessão [de terrenos] até 75 anos, como uma forma de gerar contrapartidas.

Recorde-se que o Módulo III, com um grande centro de exposições, ficou afecto ao Museu Berardo desde o ano passado. No módulo II funciona o Centro de Espectáculos."

http://dn.sapo.pt/

8 comentários:

Anónimo disse...

Socialista no poder vira faraó.
Cara para de inventar coisa pra gastar dineiro dos contribuintes,puxa.

Anónimo disse...

"respectivamente um hotel e centro comercial"

Centro Comercial ? .....é o que Belém menos necessita! Ideia execrável !

JA

Paulo Ferrero disse...

Eu já estava a estranhar ainda não ter aparecido esta notícia: é o 'pugresso' em todo o seu esplendor. Hotel e centro comercial. Não bastava um CCB às moscas, que só se salva com Festas da Música, e o hotel tampão da Torre de Belém (vide Hotel Altis Belém- na Doca do Bom Sucesso), vem aí a mega-operação comercial de Belém! Ena, para quando outro investimento igual para cada freguesia junto ao Tejo, lá para Alfama? Deve estar para breve...

Anónimo disse...

Pois.....isso não é má ideia Paulo! Um CC...para cada bairro histórico.
Bolas, não diga isso em voz alta, pois ainda vem aí algum génio que pega mesmo na ideia....


JA

Anónimo disse...

Em alta voz? Quando se juntam, nos cafés já sobre os vapores do alcool, sempre vão tem umas ideais iluminadas. Que outros, seus amigos se encarregam de se aproveitarem.

Anónimo disse...

De facto,a este tipo de notícia só apetece acrescentar que "só mudam as moscas",a merda é sempre a mesma,mais betão,mais hotéis,mais centros comerciais...mais Berardos!
E o CCB Sr Mega? E a Cultura Sr Mega? Precisa,a Cultura,de mais módulos em betão,em cima da Torre de Belém?(para quem não sabe,os módulos IV e V são construções,em betão até á Torre de Belém...; vejam o projecto!).
Sr Mega,com franqueza,a Cultura começa "em casa",devia começar por opôr-se a essas construções do CCB,em vez de promovê-las!
E o Sr Berardo,porque não expulsá-lo do CCB,já,em nome da Cultura?(apesar da indemnização...que infelizmente,lhe será devida,mas ficaríamos mais cultos,com o ego maior e mais aliviados...)



6-6-08 Lobo Villa

daniel costa-lourenço disse...

Meus caros, não matem o mensageiro.

O facto de levar ao conhecimento os factos e de transcrever o conteúdo da notícia não significa, de todo, que concorde com o plano de alargamento do CCB.

Pretendia-se lançar o debate.

daniel costa-lourenço disse...

Mea culpa.

Dado o teor dos comentários, alguns merecendo ser eliminados dado o seu teor pouco educado e outros quer nada acrescentam, tendo em conta a net-etiquta deste blog, devo dizer que:
a) obviamente, Centro comercial é ridiculo, numa Lisboa já saturada. Mesmo que o projecto original fosse esse, em 1992 o contexto era muito diferente do actual.
b) O mesmo se passa quanto a um hotel, tendo em conta que se está a construir um no mesmo local.

O problema do CCB é a falta de um espaço de exposições, já que o Museu Berardo ocupou todo o espaço disponível e acabou por limitar grande parte da grande dinâmica que o CCB vinha ganhando ao longo dos anos, colocando-o, com sucesso na rota cultural da Europa.

O CCB precisa de espaço e criatividade e não de mais ZARA'S e Pans&Cª.

Poderá, eventualmente, pensar-se numa solução de compromisso e com um investimento menor ocupar aquele vazio nas trasiras com um bom centro de exposições, dinâmico, em open-space, versatil, para espectaculos,temporários, para a festa da musica, moda, fotografia, etc, de todo o tipo.

Para o CCB voltar ao que era, depois do Museu Berardo que é uma mais valia, mas que é um grande peso...