02/06/2008

Câmara de Lisboa não fecha Praça das Flores e arrecada mais de 50 mil euros em taxas

In Público (2/6/2008)
Catarina Prelhaz


«Todos os comerciantes poderão abrir portas durante o evento automóvel que arranca quarta-feira no Príncipe Real, garante vereador Sá Fernandes


A Praça das Flores, em Lisboa, permanecerá aberta aos munícipes a partir de quarta-feira, dia em que arranca naquele local um evento internacional de apresentação de um novo automóvel que se prolonga até 20 de Junho. A garantia é do vereador dos Espaços Verdes da autarquia, José Sá Fernandes, que qualifica de "infundados" os receios dos comerciantes locais de não poderem laborar durante os 17 dias em que a praça será ocupada pela marca Skoda.
"Não sei por que motivo é que as pessoas estão tão mal-informadas. Ninguém tem de fechar portas nem sequer a praça vai ser vedada, até porque só será cortado um pequeno troço da Rua Marcos Portugal", afiança José Sá Fernandes, acrescentando que a autarquia até já arranjou alternativa para as pessoas que ali têm lugar de estacionamento.
Por outro lado, sublinha o autarca eleito pelo Bloco de Esquerda, tanto os moradores como Lisboa saem a ganhar com o evento que animará diariamente a Praça das Flores das 17h00 à 1h00 e que trará a Lisboa 5100 representantes da marca de automóveis, oriundos de 90 países. "Os residentes ganharam a reabilitação da praça, que está praticamente concluída e que só vai precisar de alguns retoques finais após a conclusão da iniciativa. A esses milhares de euros poupados, acrescente-se que a câmara vai ganhar com taxas de ocupação e de publicidade para cima de 50 mil euros, já para não falar da projecção internacional que a própria cidade pode alcançar", assegura.
Música calma
Os moradores dividem-se quanto à bondade da iniciativa, mas o jardim renovado agrada a quase todos. "Preocupa-me o barulho, mas a praça estava toda estragada e agora ficou impecável. Já valeu a pena", explica José Fragoso, morador da zona desde 1927. Maria Vieira, 74 anos, natural da Praça das Flores, é da mesma opinião. "Limparam tudo, colocaram flores, puseram relva e bancos, recuperaram o quiosque. Estou muito satisfeita e sempre dá para animar a zona. Antes não havia limpeza, o lago estava feio e sujo e agora tem outro aspecto." Já para o residente António Jacinto, 50 anos, a câmara deveria ir mais longe. "Os moradores pagam os seus impostos para ter o jardim limpo e bem arrumado e o resto é conversa. O que a praça precisava era das árvores podadas, porque as ramadas já roçam as casas", censura.
Confrontado com as reclamações dos moradores, Sá Fernandes assegura que o ruído não será problema. "Haverá uma banda em permanência a tocar música calma, mas às 22h30 acaba o som amplificado e à meia-noite termina o concerto." Quanto à poda, a autarquia vai lançar um programa geral de intervenção nas árvores da cidade a executar até 2009.
A parceria com privados é, de resto, uma solução que agrada ao autarca do Bloco de Esquerda, que pretende propor a recuperação do jardim do Príncipe Real segundo os mesmos moldes. "A câmara não tem dinheiro nenhum e há coisas para fazer, logo estas iniciativas são uma mais-valia. É mecenato." Os moradores, em geral, concordam. "Com certeza que acho bem, como não há dinheiro os privados também podem ajudar", lança Manuel Leitão, 57 anos, residente nas imediações da Praça das Flores.

300
representantes da marca de automóveis Skoda jantarão diariamente nos restaurantes da Praça das Flores, que encerrarão de propósito para o evento. Feitas as contas, o jardim acolherá nos 17 dias da iniciativa 5100 pessoas provenientes de 90 países. No fim, a organização rematará a reabilitação da praça»


Só dois comentários:

1. São imensamente exagerados os protestos que têm vindo a ser feitos por moradores (?) quanto à eventual usurpação da praça aos peões e ao acesso destes a cafés e esplanadas da praça.

2. As pequenas obras de recuperação da praça, merecidas, julgo que já estavam orçamentadas para este ano.

5 comentários:

Anónimo disse...

Praça das Flores vira Prostituta de "altas esferas"? 300 estrangeiros da marca skoda? Vai ter muito que trabalhar a velhinha Praça das Flores. Mas depois da "plástica" e das novas roupagens que lhe ofereceram, deve dar conta do recado.

E fica muito bem ao pelouro do Ambiente apoiar estas iniciativas de marcas de automóveis que são responsáveis por grande parte das emissões de dióxido de carbono! Loucos!

Diogo Moura disse...

Um comentário de quem é habitué da Praça:

http://choosearoyal.blogspot.com/2008/05/praa-skoda.html

Anónimo disse...

Por 50000 euros certos responsáveis políticos até a mãezinha vendiam....
Fazem bem em estimular a utilização do automóvel na cidade, como se sabe o combustível está cada vez mais barato.
Se promovessem concertos ao ar livre e actividades culturais nessa praça o efeito para os comerciantes era o mesmo, ou melhor até porque atrairia clientes que voltam e não jornalistas estrangeiros que se calhar nunca mais cá põem o pá depois de passarem horas com os Skodas parados no trânsito Lisboeta...
A reabilitação da praça é uma obrigação da câmara com o dinheiro que já cobra aos munícepes, esquemas de "prostituição" mercentilista só servem para tapar incompetência na gestão das receitas camarárias legítimas.
Tenham vergonha na cara!!!

Anónimo disse...

"acrescentando que a autarquia até já arranjou alternativa para as pessoas que ali têm lugar de estacionamento"

"Quanto à poda, a autarquia vai lançar um programa geral de intervenção nas árvores da cidade"

Tenho muito medo, de cada vez que se fala em soluções para estacionamento por pouco tempo passam por usar o passeio e de cada vez que se fala em podas de árvores passam por abates ou podas selvagens.

Anónimo disse...

Sá Fernandes mente!

Acabei de ser recusado a entrada na Praça das Flores, cortando o meu caminho habitual para casa!

É uma vergonha que alguém do Bloco de Esquerda venda espaço público para um evento privado para fazer propaganda de um automóvel - responsável pela emissão de 1/3 dos gases de efeito de estufa. Não esquecer que Sá Fernandes é responsável pelo pelouro do AMBIENTE!