05/12/2008

O PORTO EM RENOVAÇÃO. E LISBOA?

Projecto de 235 milhões de euros para gestão do Centro Histórico
05 de Dezembro de 2008, 16:27

No dia em que é assinalado o 12º aniversário da classificação do Centro Histórico do Porto como Património Mundial, pela UNESCO, a autarquia da Invicta veio anunciar um Plano de Gestão desta zona no valor de 235 milhões de euros.

Na apresentação do novo projecto estiveram presentes Rui Loza, do Conselho de Administração da Sociedade de Reabilitação Urbana Porto Vivo (SRU) e Rui Rio, o Presidente da Câmara do Porto.

Este projecto de reabilitação da zona irá ser efectuado em 83 quarteirões e terá um custo de 235 milhões de euros, avançou Rui Loza na apresentação oficial.

O coordenador do projecto referiu que, dos 1 796 edifícios do Centro Histórico da cidade, apenas 443 se encontram em bom estado. No total, 649 estão em estado médio, 575 em mau estado, 51 em obras e 78 em ruína. Rui Loza referiu que o Centro Histórico do Porto alberga mais de 7 000 habitantes.

« A grande preocupação é o facto de a grande maioria dos edifícios ser propriedade privada», salientou ainda Rui Loza.

No entanto, Rui Rio ressalvou que não existe orçamento suficiente para pagar totalmente a reabilitação da Baixa do Porto. Para o Presidente da Câmara do Porto «é impossível forçar a sociedade àquilo que a sociedade não quer». Assim, o autarca esclarece que este projecto pretende transformar toda a Baixa do Porto num local que atraia as pessoas e, consequentemente, o investimento do poder económico.

Rui Rio não quis avançar com datas para a conclusão do projecto, que diz ser «um projecto de geração» mas avança que, dentro de 5 a 6 anos, uma parte considerável deve estar requalificada e que existirão «mais pessoas a viver na Baixa do Porto».

in "sapo noticias"

Servirá esta noticia. para despertar consciências e despoletar ideias e comparações?
Não defendo guerras inventadas entre as duas cidades mas parece que o Porto está finalmente a mexer...

3 comentários:

Anónimo disse...

A iniciativa é de louvar, sem dúvida e espero que tenha o maior sucesso, mas isto de ser um problema(eterno) os edificios serem privados só vem mostrar que as Leis não funcionam. E realmente não se pode obrigar o mercado a investir, mas pode-se criar as condições para que se torne atractivo esse investimento! E depois os prazos!Projecto de gerações...só as urbanizações de mamarrachos é que crescem rápido!
Mesmo assim, excelente iniciativa, penso até que no Porto temos tantas ou mais qualidades para atrair turismo do que Lisboa, regionalismos á parte.

Anónimo disse...

O Porto tem o "benefício" de estar a perder população urbana, o que o torna menos vulnerável a estouros imobiliários- independentemente disso é sempre uma boa notícia um investimento destes na qualidade urbana em cidades portuguesas.

Lesma Morta disse...

«é impossível forçar a sociedade àquilo que a sociedade não quer».
Tal qual como em Lisboa.