08/10/2009

Comunicado Plataforma por Monsanto


Programas eleitorais.




A Plataforma por Monsanto, ciente da importância do Parque Florestal de Monsanto para a cidade de Lisboa, pediu insistentemente ás principais forças politicas concorrentes á liderança da C.M.L. que apresentassem as suas propostas para o Parque que passamos a divulgar:

Lisboa com Sentido: Não tem / não respondeu.

Unir Lisboa: Não tem / não respondeu.

BE: Não tem / não respondeu.

CDU : Actualizar e desenvolver o plano de ordenamento e revitalização de Monsanto, analisando as cargas a implementar e desenvolvendo igualmente as seguintes acções:
Criar novos acessos integrados na rede dos corredores verdes da cidade.
Recuperar caminhos, vias pedonais e vias cicláveis.
Criar condições para a limitação automóvel no interior do parque.
Fazer cumprir as deliberações de retirada do campo de tiro.
Aumentar o perímetro do parque florestal, por inclusão das áreas de vila amendoeira e vila ferro e dos quartéis militares entretanto desactivados.
Recusar novas desafectações na periferia do parque.
Florestar as novas áreas e reflorestar outras áreas carenciadas.
Desenvolver esforços junto da administração central no sentido de classificar o Parque Florestal de Monsanto e integra-lo na rede Nacional de áreas protegidas.


A plataforma por Monsanto lastima a falta de interesse e de propostas de três das quatro principais forças politicas concorrentes á C.M.L para uma zona verde tão importante, não só para a cidade de Lisboa, como para toda a sua área metropolitana.

A plataforma por Monsanto

Lisboa, 8 de Outubro de 2009


__________________________________________________________________
Entidades que fazem parte da Plataforma por Monsanto: Associação dos Amigos e utilizadores do Monsanto; Associação de Moradores do Alto da Ajuda; AMBEX, Associação de Moradores do Bairro do Calhau; QUERCUS; LPN; Grupo Ecológico de Cascais; Clube de Actividades de Ar Livre; Cidadania Lx; Associação Lisboa Verde; ASPEA; Fundação das Casas de Fronteira e Alorna, ATTAC verde, GAIA

8 comentários:

J.G.Baptista disse...

Será que o aparente desinteresse no envio dos programas, que não será obviamente por falta de ideias de qualquer uma das candidaturas (até porque promessas qualquer um faz, não?),terá a ver com o tom dramático /amargo como esta plataforma comunica com os cidadãos? É o mal de fazer pés de vento por tudo e por nada. Um dia, é mesmo um tornado e já ninguém acredita...

Anónimo disse...

LOBO VILLA,8-10-09
O desinteresse dos lóbis políticos("partidos") por Monsanto é conhecido : a cidade está superlotada de betão e quando um autarca quer "mostrar obra", constrói lá ! Monsanto é uma reserva para construção!
Há muitos anos !
Este é o drama de Monsanto,por isso ninguém sequer "promete" nada(excepto a CDU,como aqui se vê).
No Vale do Jamor abateram-se centenas de árvores para fazer um campo de golf(que vai ser vedado,privatizado)...e assim por diante.

B Aranda disse...

Gostava que os plataformistas de Monsanto me explicassem o que é que é esse "não tem/ não respondeu".

Compreenderão que uma coisa é as candidaturas terem sido contactadas para darem a sua visão de Monsanto e não terem dito nada. Outra é os srs. terem chegado à conclusão que as candidaturas (excepto a da CDU) não tenham ideias ou preocupações com Monsanto.

Estranho que seja a primeira hipótese, uma vez que, por exemplo, o programa do Bloco e sua acção política em Lisboa, muito se tem debruçado e valorizado o Plano Verde e – como é óbvio – não há Plano Verde sem Parque Florestal de Monsanto.

Aliás, nesta campanha já se falou bastante do “Corredor de Monsanto”, da Quinta do Zé Pinto, etc.

A bota não joga com a perdigota.

A.lourenço disse...

Caro JG Baptista, Essa é mesmo de militante de partido com dificuldades em dialogar.
Não só é desinteresse , ao que parece, são mesmo falta de ideias,e por favor não me venha com a facilidade em fazer promessas porque senão não se faziam programas, simplesmente não valia a pena. O que é um facto é que pedimos educadamente várias vezes, procuramos na NEt e nos programas oficiais e não existem propostas para uma área tão importante para a cidade de Lisboa, isto é que é espantoso. Se não era nesta altura que deveriam ser apresentadas propostas e compromissos para discussão quando será? não serve uma campanha eleitoral par isso mesmo? realmente foi a primeira vez que ouvi dizer que a PM se dirigia as pessoas de forma agressiva, é espantoso os argumentos que se usam quando não há nada para dizer. A mais valia desta plataforma tem sido sempre o grande apoio das pessoas e a sua independência . Claro que isto incomoda muita gente.
pés de vento? Neste momento estão projectadas para o parque estruturas que vão ter impactos altamente negativos como os projectos para o panorâmico de Monsanto ou da ReN, este abate "só" 200 árvores. O campo de tiro continua a funcionar ilegalmente, existam problemas gravíssimos de trânsito e manutenção.O parque continua a ser encarado como um sitio onde tudo cabe. Não deveriam os candidatos esclarecer o que pensam destes projectos? è um crime perguntar? é tabu?
Tornados? vou só falar-lhe de alguns : Universidade, radial de Benfica, Aquaparque, aventura em Lisboa, hipodromo do campo grande, feira popular ...e ainda os atrás referidos, que deviam estar em discussão.. Felizmente conseguiu-se parar alguns, bastantes até e remediar outros... se não fosse a Plataforma por Monsanto hoje o parque não seria de certeza o mesmo. Dramáticos e amargos... essa é para rir.

A.lourenço disse...

Caro Bernardo Aranda,

Quando se diz "não tem não respondeu" quer dizer apenas isto:

apesar dos muitos pedidos para que nos indicassem as propostas para o Parque Florestal de Monsanto isso não aconteceu.

Apesar de procurarmos nos programas escritos não encontramos nada.

tem razão quando diz que o BE se tem debruçado sobre o problema. Tem até reunido por diversas vezes com a plataforma facto que agradecemos. reunimos ate,´ já no decorrer da campanha, no próprio parque com uma comitiva do BE onde estava o seu principal candidato e onde expôs algumas das ideias para Monsanto, (o mesmo aconteceu com a CDU), coincidentes no geral com as da Plataforma. Nesse mesmo dia pedimos que nos enviassem ou dissessem onde poderíamos encontrar as propostas pois era nossa intenção fazer a sua divulgação juntamente com as das diversas forças políticas para que as pessoas as pudessem conhecer e comparar. Durante esta semana foram enviados vários e-mails para a candidatura e consultado o programa. O mesmo foi feito para todas as outras candidaturas ,nos programas de todas procuramos propostas para o parque. Infelizmente o resultado foi este, Nada.É inconcebível que os programas não tenham propostas para o parque . Se calhar não devíamos ter feito nada, era muito mais cômodo. Mas achamos que deveríamos fazer alguma coisa porque nos move um único interesse: O parque Florestal de Monsanto e a sua importância para a cidade de Lisboa.

Anónimo disse...

LOBO VILLA

Como cidadão independente de "partidos", berloques ou similares, dou os meus PARABÉNS á "Plataforma por Monsanto",que demonstrou á saciedade o esquecimento maioritário pelo Parque de Monsanto nestas eleições autárquicas !
PARABÉNS!

Anónimo disse...

Se Luis Fazenda, já durante o
periodo de campanha , se reuniu com a
Plataforma do Monsanto, e aí foram apresentadas ideias, e ouvidas sujestões, é no minimo intrigante que digam, que a posição do BE é.... NÂO RESPONDEU.

Reunir-se com a plataforma e trocar ideias é o quê?

A.lourenço disse...

essa questão já foi explicada no comentário anterior.