30/10/2009

A história de Lisboa no jardim do palácio

In Diário de Notícias (30/10/2009)
por NYSSE ARRUDAHoje

«Em vinte painéis muito bem ilustrados, a equipa do Gabinete de Estudos Olisiponenses, liderada por Luísa Mellid Monteiro, apresenta até dia 25 de Novembro a exposição "História de Lisboa - Tempos Fortes", com concepção e direcção de José Manuel Garcia.

Em cada um destes quadros alinhados numa agradável alameda do jardim do Palácio Beau Séjour, são vários os flashes de momentos marcantes na história da cidade, história esta que se enreda com a própria história de Portugal. A começar pela lembrança forte da ocupação romana, quando Lisboa era chamada Felicitas Iulia Olisipo, em 138 a.C., quando Décimo Júnio Bruto ordena a fortificação da cidade.

Um passo adiante é a Lisboa islâmica que surge nos quadros, a cidade que se chamava Al-Ushbuna quando Aidulfo, nobre visigodo, entrega a cidade a Abd al-Aziz, em 714.

A Lisboa Afonsina, entre a conquista aos mouros e a outorga do primeiro foral, de 1147 a 1179, retraça um dos momentos-chave na história da cidade que já assumia o status de capital do reino.

Depois seguem-se os anos terríveis da peste negra e a subsequente construção da Cerca fernandina.

Com uma fotografia da estátua de D. João I na Praça da Figueira, recorda-se a aclamação do Mestre de Avis e o cerco dos castelhanos de 1383 a 1384.

Segue-se então a época manuelina e a riqueza e bulício de Lisboa são mostradas em detalhes de iluminuras e pinturas, pórticos manuelinos e painel de azulejos.

"A ideia principal da exposição é que as pessoas consigam abarcar momentos-chave da história de Lisboa em apenas alguns minutos", diz Elisabete Gama, explicando que há também visitas guiadas para as escolas e o público em geral, mediante marcação prévia pelo telefone 217 701 100. A exposição está aberta de segunda a sábado das 10.00 às 19.00.

Assim, sob a sombra das árvores, a visita continua com momentos mais negativos da história da cidade, como o período entre o massacre dos judeus e a Inquisição, de 1506 a 1821. Mas logo a luz brilha outra vez com o elogio de Lisboa no Renascimento.
(...)»

1 comentário:

Raul Nobre disse...

O Palácio Beau Séjour fica na Estrada de Benfica, próximo do Metro do Alto dos Moínhos. Tem um pequeno restaurante com esplanada onde se pode tomar um café e ver esta exposição.
Atrevo-me a sugerir a particular atenção para o que diz respeito à Lisboa Islâmica. Referenciar bem a Muralha Moura e depois ir fazer o mesmo percurso em Alfama, identificando esses locais (levar a máuina fotográfica).