26/10/2009

Algumas intervenções positivas em Lisboa






Caros Amigos,


Depois dos exemplos que vos enviei de Amsterdam, agora, alguns exemplos de Lisboa.

A primeira imagem corresponde a uma intervenção de conjunto em Alfama executada pela Unidade de Projecto da C.M.L.

A segunda imagem a uma intervenção no Calhariz que misteriosamente depois da sua recuperação, se encontra num novo ciclo de degradação, sem utilização e sem função (?)

As outras imagens correspondem a uma boa recuperação de um edificio pombalino na esquina do Largo de Santo António. Esta cuidada recuperação, também dos interiores, foi uma iniciativa particular de um arquitecto para fins residenciais.

Bom exemplo de guilhotinas tratadas com cuidado, bom gosto e bom senso.


Saudações preocupadas e Lisboetas.

António Sérgio Rosa de Carvalho

6 comentários:

Julio Amorim disse...

Amsterdam é um excelente exemplo! Pode ser que me tenha escapado....mas não vi lá nenhuma janela de metal ou plástico. E, curioso, não me parece que a Holanda tenha assim grandes florestas para ir buscar madeira? No entanto, as tradições de construção são mantidas a rigor.
No final isto significa muitos turistas, muitos postos de trabalho...e muitos euros para continuar a manter o edificado em bastante bom estado.

Anónimo disse...

a parede do edifício no Calhariz foi limpa recentemente e hoje ainda estava limpa... a foto está desactualizada...

HOMOSAPIENS disse...

Antes de mais permitam-me fazer LOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOOL ao Julio Amorim ;) pela sua insistência perante as janelas de madeira, GRANDA LOL mesmo.

Depois de dizer obrigado ao senhor António Sérgio Rosa de Carvalho, por estas fotos de uma Lisboa melhor, adorei mesmo.
Um grande obrigado.

Ainda bem que de vez em quando existe um POST a falar bem de nossa senhora(Lisboa).

Cumpts.

Julio Amorim disse...

E divulgar os bons exemplos que se praticam em Lisboa...é prioridade absoluta!

Anónimo disse...

Vivo ha 5 anos em Amesterdao e posso garantir que praticamente todas as portas e janelas sao em madeira, e que o aluminio e o plastico nao tem lugar no centro historico. Apenas vejo esses materiais inferiores nalguns edificios publicos e em habitacao social dos bairros perifericos. Posso informar que de facto a Holanda tem muita floresta.O centro historico aqui eh gerador de muito turismo, isso tem a ver com o seu excelente estado de conservacao,com o facto de estar todo habitado e ter oferta gastronomica e cultural elevada.

HOMOSAPIENS disse...

Senhor Júlio Amorim, de dizer-lhe que não tenha levado a mal o meu LOL, é que de ver o vosso comentário e a sua insistência perante as janelas de madeira nos vossos posts e agora aqui, fez-me rir.
Mas deixe-me dizer que tenho imenso respeito pelas pessoas que lutam pelas suas convicções.
Agora pela questão das janelas de madeira, penso o seguinte.
É claro que janelas de madeira são mais acolhedoras pelo seu aspecto natural ou visual, por isso sou pela utilização dessas mesmas nos centros históricos e sua envolvente.
De resto sou pela utilização das janelas em alumínio no resto das cidades.

Cumpts.