19/10/2009

Testes a compra de bilhetes por telemóvel com bons resultados

In Jornal de Notícias (19/10/2009)
TELMA ROQUE


«A compra de bilhetes por telemóvel para viajar no Metropolitano de Lisboa sem recurso aos pontos de venda, muitas vezes com filas, começou a ser testada este mês e "está a correr muito bem, não se tendo verificado até à data nenhuma falha do sistema", apurou o JN junto de uma fonte da empresa.

O responsável adianta mesmo que os utilizadores convidados para a fase piloto mostram-se "satisfeitos" com a utilidade e facilidade desta tecnologia.

A solução inovadora que permite aceder aos transportes públicos de Lisboa através do telemóvel resulta de uma parceria entre a OTLIS (Operadores de Transportes da Área Metropolitana de Lisboa), os três operadores de comunicações móveis (TMN, Vodafone e Optimus) e a Oberthur Technologies, a empresa fornecedora dos cartões Lisboa Viva e de cartões para telemóveis.

Em vez do modelo tradicional de venda de títulos de transporte e promovendo a substituição das deslocações aos pontos de venda, os utilizadores passam a ter no seu próprio telemóvel os títulos disponibilizados pelos operadores de transportes de Lisboa.

Nesta primeira fase, a solução funciona apenas no Metropolitano e está apenas acessível ao grupo de participantes pré-seleccionado, que utiliza um telemóvel com a tecnologia NFC (Near Field Communication), com um cartão SIM onde estão guardados os títulos de transporte.[...]»

Sem comentários: