28/10/2009

Cruzes canhoto (1)


Durante o novo ciclo que começa 3ªF é bom que algumas aberrações arquivadas não ressuscitem. A primeira de que nem quero ouvir falar é a do Palácio Brito Freire, ou o que dele resta, sito na Rua de São Pedro de Alcântara, ali ao lado da doente Hemeroteca, onde até funcionava na loja do R/C o atelier do fabuloso decorador Lucien Donat.

É que até há poucos meses este palácio teve pendente sobre si uma aberração manhosa, que implicava o destruir do interior, ainda que com manutenção de estuques de tecto o que não se acredita, claro, dado o resto do "programa": introdução de 3 elevadores, criação de mezzaninos nas habitações do andar nobre aproveitando o pé direito existente e também a criação de 5 caves de estacionamento com a introdução de um novo sistema (CARPARK) destinadas a 30 lugares. Cereja em cima do bolo: no terraço iria ser colocada uma cobertura de vidro serigrafado. Ah!, é verdade, havia alumínio por todo o lado.

Só que a coisa começou logo a ser indeferida, depois houve uma série de correcções (daquelas que sempre aparecem nestas coisas) até à aprovação final. Só que, graças a intervenção divina o prédio mudou de mãos e o processo foi, está, arquivado. Só por isso, pois de nada lhe valeu estar na carta municipal de património, ou estar num bairro classificado como de interesse público.

É tempo de mudar!

8 comentários:

Anónimo disse...

Não vos compreendo. Se não destruírem o interior que aproveitamento é que isto pode ter? Alguém está disposto a habitar, nos idas de hoje, numa casa com tabique? Onde fazem o estacionamento se não abrirem um portão largo?

A única solução para os prédios antigos de Lisboa é a modernização dos interiores, mantendo as fachadas onde se julgar conveniente.

Por causa dessa palermice da não-destruição dos tabiques, está o quarteirão da Suiça em pleno Rossio naquele abandono. Há mais de 10 anos que poderia ser um hotel de charme e habitação.

Xico205 disse...

Acabou de desencadear um terramoto com essas afirmações! Vou fugir. ...FUI

Anónimo disse...

A mentalidade de pato-bravo deste comentarista pró-destruição de "tabiques" explica bem porque não temos protecção do Património e temos o bota-abixo reinante !
Ele que nem sabe o que é um tabique(e este Palácio não os terá!),aceitará amanhã uma falsa reconstrução em "pladur"...num tabique moderno, muito pior que os do séc XIX !
É mais um vendedor de "Pladur",se calhar ,sem o saber...

Anónimo disse...

Nao vejo qual o mal dos tabiques. Na Holanda e na Europa do Norte em geral, as paredes interiores das casas nao sao feitas de tijolos nem de pedra, sao paredes ocas feitas de placas de gesso cartonado assentes numa estrutura de aluminio. Esta parede depois pode ser estucada e pintada normalmente. Isto porque eh mais barato e ecologico e nao coloca peso acrescido e desnecessario na estrutura do edificio. Ora o tabique eh uma solucao parecida para as paredes interiores de um edificio. A nivel do conforto nao tem qualquer desvantagem, a nao ser que andem aos pontapes as paredes...

Xico205 disse...

...e mais barata tambem, anónimo das 11:10AM.

Em Lisboa tem sido muito comum essas paredes, desde os predios luxuosos do Corte Inglês aos sociais da Ameixoeira. Um conhecido meu que foi instalar plasmas e lcd,s aos prédios do Corte Inglês, fez os furos para os parafusos e quando pendurou os televisores eles desceram a parede toda!!! Ficou um rasgão no pladour de cima abaixo porque não aguentam o peso do que penduram! Apartamentos acima dos 600 mil euros com grande qualidade de construção!!!

Ao menos nas Galinheiras os ciganos partiram as paredes ao pontapé e martelada e transformaram-nos num open space (um amigo meu que comprou um apartamento no empreendimento para jovens nas Galinheiras tem vista de frente para as casas dos ciganos e lá dá para ver. Quando a câmara arranjar novos inclinos para estes apartamentos têm que os reconstruir todos.

Anónimo disse...

Xico205, o pladur que tenho aqui na Holanda ainda aguenta um lcd mas prefiro nao arriscar. Mas realmente sera essa a unica desvantagem. As paredes sao mais faceis de destruir mas tambem mais faceis de reconstruir! Os ciganos sao eh muito prafrentex, eles queriam era um loft, mas deram-lhes um apartamento acanhado e com muitos quartinhos e eles nao foram de modas!

Xico205 disse...

LOL

Mas o pladour e as paredes de betão, não isolam nada o som! Tenho uns primos que moram na Alta de Lisboa numa casa com esses materiais e aquilo houve-se tudo dumas casas para as outras. Eu continuo a preferir paredes de tijolo com as placas que põe no meio para isolar o som.

Não vejo outro propósito no pladour do que ficar mais barato. Em apartamentos caros não justifica o uso desses materiais, não estou interessado em pagar gato por lebre.

Anónimo disse...

Então não comprem casas com esssa porcaria do "Pladur",isso ajudará a suster o bota-abaixo e as falsas reconstruções, sobretudo agora, nas Avenidas Novas, que a CML anda a demolir !