01/10/2009

Espaços verdes

INTERVENÇÕES

Requalificação da Madre de Deus
Os trabalhos de Requalificação da Madre de Deus, tiveram início em Janeiro e prevê-se a sua conclusão no próximo mês de Outubro.
Foi feita a modelação das pistas, a estabilização dos taludes, o redimensionamento da rede de drenagem, a construção de uma zona de jogos tradicionais e de um parque de merendas. Prevê-se também a abertura do novo quiosque municipal.
A colocação de equipamento de apoio e a plantação dos taludes vão ser executados de forma faseada durante o próximo trimestre.

Jardim Constantino
A requalificação do Jardim Constantino terminou no passado dia 26 de Setembro, consistindo na revitalização de toda a sua área verde, introdução de novas espécies vegetais, limpeza de grafitis (incluindo o parque infantil), pintura de todos os elementos em ferro, madeira e alvenaria, recuperação de candeeiros e reparação da calçada.


Outras obras
Estão também, em fase de conclusão, outras obras de requalificação em espaços verdes:
Quinta da Granja que incluem a instalação de um novo quiosque municipal;
Jardim Cesário Verde com intervenção no arvoredo e nos equipamentos, plantação de novas espécies, substituição do pavimento e do sistema de rega;
Jardim das Francesinhas e montagem de quiosque municipal;
Jardim/Miradouro do Torel e do seu novo quiosque municipal;
Casal Ventoso, prevendo-se também uma segunda fase de plantações.
In E-polen

6 comentários:

FJorge disse...

Boas notícias. Mas esperemos que a CML faça a manutenção, e os munícipes estimem, para que os jardins históricos de Lisboa não voltem a ficar no lamentável e vergonhoso estado em que se encontravam. Esse será um teste do nível de civilização da nossa capital.

Anónimo disse...

tambem estao a requalificar as laterais da Alameda Universitaria para meter aquilo com um jardim

RF disse...

Se voltarem a dar cabo das finanças da CML, como no passado, os jardins são a 1ª coisa a ir ao ar. Ou acham que serão os ordenados dos funcionários da CML?

Susana Neves disse...

Enquanto as plantações decorriam no Jardim Constantino, sob vigilância policial, um grupo de indigentes aguardava numa paragem de autocarro em frente, o momento de o voltar a habitar.

Se nas imediações continuar a funcionar "o refeitório ambulante" nocturno este grupo permanecerá indolente no jardim, destruindo-o com a sua mija, bagunça e má onda.

Quanto ao Jardim Cesário Verde, não percebi porque motivo foi preciso arrancar todos os arbustos existentes, até mesmo um hibisco vermelho cujas flores adornavam a estátua do poeta "que andava na cidade à procura do campo".

Nos últimos dias de plantações, enquanto um grupo de pessoas trabalhava na terra, do outro lado do jardim, um homem urinava contra um dos lodãos.

O que fazer com esta falta de tudo?

Ai - a - Tola disse...

Nada falam sobre os grupos escultórios, como as fontes. A do Jardim Constantino, por exemplo, vai ser restaurada e posta a funcionar? E os WCs públicos com os seus azulejos arte-nova?

Raul Nobre disse...

Repetição do meu comentário a "O estado lamentável do Jardim Constantino"

Um dos sem abrigo do Jardim Constantino é um conhecido autor de algumas bonitas letras de fado que continuamos por vezes a ouvir quando ligamos o rádio (ou vamos àquelas Casas de Fado com preços bem altos). Escreve bem e a poesia dele é muito boa. Não está metido no álcool nem na droga. Está na maior miséria. Tem por companhia uns cães e outros sem abrigo. Uma noite, depois de estar a falar com ele, ao despedir-me perguntei-lhe se precisava de alguma coisa. Primeiro respondeu-me que não precisava de nada. Depois voltou atrás e disse: - "Se você me quiser levar aos fados, venha-me buscar uma noite destas". É o que vou fazer.
Este tema é muito complexo, mas voltarei a ele neste blogue.