14/10/2009

Lisboa/Contentores - Ministério Público não vai desencadear qualquer processo

In Lusa

«O Ministério Público (MP) não vai desencadear qualquer processo na sequência da auditoria do Tribunal de Contas (TC) ao alargamento da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara, disse hoje fonte oficial do Ministério das Obras Públicas.

"Por não se evidenciarem infracções ou irregularidades financeiras ou outras que importe conhecer, no âmbito das atribuições deste Tribunal, entendeu o MP não desencadear qualquer procedimento jurisdicional", refere a nota do Núcleo de Apoio ao Ministério Público no TC enviada ao Ministério das Obras Públicas, a que a Lusa teve acesso.

A decisão do MP diz respeito a uma auditoria do TC ao alargamento da concessão do Terminal de Contentores de Alcântara, em Lisboa, divulgada em Julho.

O TC analisou o contrato de concessão, celebrado pela Administração do Porto de Lisboa (APL), e apontou a prorrogação do contrato como um mau negócio para o Estado e um mau exemplo de gestão financeira do sector público.

O MP foi notificado deste relatório elaborado pelo TC.

Na altura em que o relatório do TC foi divulgado, o ministro das Obras Públicas, Mário Lino, disse que o alargamento era a solução que melhor servia o interesse público e garantiu que o processo tinha sido "conduzido de forma a salvaguardar o interesse público" e a manutenção da competitividade do Porto de Lisboa.

O Governo decidiu prolongar, por ajuste directo, por 27 anos o actual contrato com a concessionária do Terminal de Contentores de Alcântara, a Liscont, empresa do grupo Mota-Engil.

Desde que o Governo anunciou a prorrogação do contrato, no ano passado, várias vozes se têm pronunciado contra a decisão.

CSJ

Fonte: Agência LUSA»


...

E agora? Agora já é tarde para a tal Iniciativa Legislativa de Cidadãos. E agora?

5 comentários:

Anónimo disse...

Agora metam a viola no saco e vão pregar para outras paragens.

Venceu a seriedade de quem deseja o trabalho num sector com 500 anos de história e muitos mais de futuro contra as ideias patetas e subservientes ligadas ao lazer e ao pseudo-turismo! Para servir cafézinhos a turistas já nos basta o ALLGARVE!

Anónimo disse...

LOBO VILLA , 14-10-09

O Estado Português representado pelo actual "Governo" é um saco de gatos ; O MP contradiz o TC , o MOP do Sr Lino contradiz o TC e assim por diante, uma novela da qual o Sr Jorge Coelho da Mota Engil e Cª ,choram a rir no ombro de Sócrates,tal-qual como no "Contra-Informação", com o Sr Costa da CML a rir-se também(de nós),com o teclado todo.
No meio desta novela há um movimento de cidadãos,que á falta de posição dos "partidos",irá processar este estado ultra-corrupto de coisas.
Haja Deus !(ou alguém por ele) !

(Srs do blog : já chega de moderação!)

Anónimo disse...

Tanto se fala em combater a corrupção !
O que é a corrupção afinal?
O que aqui está nesta nesta notícia : os AJUSTES DIRECTOS , claro aos amigos...
Da Mota-Engil e Cª...

Anónimo disse...

Parece que economia de mercado é só para alguns...Parecendo que não o risco é uma coisinha chata.

Anónimo disse...

É assim o reino da contratação pública a privados.
E o todos nós ficamos privados de quê?
De um futuro num país desenvolvido, sério e sustentável....
Que nos perdoem as gerações futuras!