12/10/2009

OBRAS DE "RESTAURO" NA SÉ DE LISBOA


Na porta lateral da Sé de Lisboa... Assim se faz o restauro em Portugal!
Será incúria? Irresponsabilidade? Estupidez é de certeza! Para mim basta!



Aqui poderá se verificar a dimensão dos blocos retirados da parede e substituídos por "forras" de pedra com 1,5cm de espessura, bujardadas a pico fino com borda.



Relembro aqui as palavras de Lord Byron sobre o meu país no seu livro Childe Harold's Pilgrimage (estrofes 14 a 33), infelizmente não sabemos dar valor ao nosso país, à nossa paisagem construída e natural.

...XV. Oh, Christ! it is a goodly sight to see What Heaven hath done for this delicious land! What fruits of fragrance blush on every tree! What goodly prospects o’er the hills expand! But man would mar them with an impious hand: And when the Almighty lifts his fiercest scourge ’Gainst those who most transgress his high command, With treble vengeance will his hot shafts urgeGaul’s locust host, and earth from fellest foemen purge.

XVI. What beauties doth Lisboa first unfold! Her image floating on that noble tide, Which poets vainly pave with sands of gold, But now whereon a thousand keels did ride Of mighty strength, since Albion was allied, And to the Lusians did her aid afford A nation swoll’n with ignorance and pride, Who lick, yet loathe, the hand that waves the sword.To save them from the wrath of Gaul’s unsparing lord.
XVII. But whoso entereth within this town, That, sheening far, celestial seems to be, Disconsolate will wander up and down, Mid many things unsightly to strange e’e; For hut and palace show like filthily; The dingy denizens are reared in dirt; No personage of high or mean degree Doth care for cleanness of surtout or shirt,Though shent with Egypt’s plague, unkempt, unwashed, unhurt.

XVIII. Poor, paltry slaves! yet born midst noblest scenes - Why, Nature, waste thy wonders on such men? Lo! Cintra’s glorious Eden intervenes In variegated maze of mount and glen. Ah me! what hand can pencil guide, or pen, To follow half on which the eye dilates Through views more dazzling unto mortal ken Than those whereof such things the bard relates,Who to the awe-struck world unlocked Elysium’s gates?...

20 comentários:

Anónimo disse...

Que horror... a primeira foto basta para me deixar arrepiado.

A substituição de blocos de pedra maciços por forras já é uma maldade em cantarias de edifícios correntes, mas na Sé de Lisboa... é um massacre!

Onde termina a íncuría e o desrespeito...

f.

Julio Amorim disse...

Só pode ser trabalho provisório (se bem que nem aí se pode aceitar esse nível)!?
Se for trabalho "definitivo"....há que pedir contas a certas entidades e....fechar as fronteiras para que ninguém veja isso.

Anónimo disse...

Talvez fosse boa ideia esperar ate terminarem o restauro para comecar a malhar...porque eu nao quero acreditar que aquilo va ficar assim...

Anónimo disse...

Horrivel e inacreditavel.

Luis Oliveira, cidadão de Lisboa disse...

Que ignominioso desrespeito por tantos séculos de História daquelas velhas pedras.
Racionalmente, só pode mesmo ser uma qualquer intervenção provisória. Mas para quê?
E alguèm sabe qual a entidade esponsável pela conservação da Sé?

Raul Nobre disse...

Não me admiro nada que apareça um ARQUITONTO qualquer com uma conversa da treta a procurar justificar aquela estupidez. O pedreiro que faz aquilo não tem qualquer culpa. Mas o responsável pela reabilitação deve ser alvo de um processo de averiguação. Há que apurar responsabilidades e punir (não com multas) quem seja culpado. As actuais Faculdades de Arquitectura formam , na sua maioria, ARQUITONTOS que depois vêm cá para fora fazer os mamarrachos que vemos por aí. É muito mais fácil fazer um edifício com um aspecto cúbico, de linhas direitas, com aspecto de gaiola e dizer depois (com um ar de entendido) que é a "arte moderna". O problema é que não sabem fazer de outra maneira. Como é que agora vão ser capazes de efectuar obras de reabilitação num monumento como a Sé de Lisboa? E como a Sé está situada num local onde perturba a passagem do trânsito, qualquer dia vem um desses ILUMINADOS propôr a sua demolição. Julgam que estou a brincar?

Anónimo disse...

LOBO VILLA , 12-10-09
Este lindo "trabalho" prático é o resultado de um lindo "trabalho" político Socretino chamado PRACE, de destruição da entidade que sabia de obras, há mais de meio século ,da DGEMN ( Dir Geral dos Edificios e Monumentos Nacionais) em favor de um aberrante "Instituto",agora Igespar,que tudo abrange não sabendo nada de nada,mas que terá muita Socretina "tecnologia" (Magalhães?...).
Este projecto de "restauro" é igual aos de "arquitectura" de Sócrates devidamente publicados nos jornais...

Anónimo disse...

LOBO VILLA
A "moderação de comentários" em vigor neste blog, já chega !
Não deixa ver nem corrigir os comentários enviados.
Obrigado.

Anónimo disse...

A Sé está sob a alçada da Direcção Regional de Lisboa do IGESPAR.
Se bem me recordo o Élisio Summavielle já disse em público que o projecto de intervenção e recuperação da Sé estará pronto até ao final do ano.
Mais do que gritar insultos importa é agir. Saber se esta intervenção foi autorizada ou se é até conhecida pelo igespar. Se sim então haverá pelo menos um relatório que a explique. Se não, há que apurar responsabilidades.

Manuel Costa

Anónimo disse...

Alguém disponível para mostrar isto às TVs? Talvez seja o meio mais eficiente, infelizmente...

Anónimo disse...

ABSOLUTAMENTE MISERÁVEL.

NÃO CHEGA A SER TERCEIRO MUNDISTA.

NUNO CAIADO

Lesma Morta disse...

Tendo uma licenciatura em História fiquei aterrado com o que acabei de ver. Em Historia de Arte lembro-me de estudar recuperações feitas por esse mundo fora que orgulhariam os construtores iniciais. Isto não é nada. em qualquer país a serio estaria em causa a cabeça de ministro da cultura e do IGESPAR.
Uma vergonha. Como cidadão exijo que se corrija esta vergonha imediatamente. Não se trata do pátio lá de casa ok? É a SÉ de Lisboa.

Jorge Santos Silva

Raul Nobre disse...

O Anónimo que inseriu o comentário dizendo que "mais do que gritar insultos é preciso agir", tem toda a razão. Felizmente ainda temos pessoas como as que já estão a agir e já fizeram uma exposição dirigida ao Ministro da Cultura e com conhecimento a diversas entidades oficiais. Eu não passo de um pobre diabo que ficou escandalizado ao ver as fotografias e por isso desatou a gritar insultos.

Anónimo disse...

Perante a inoperância da administração central ( questão relativa à reabilitação do claustro da Sé é um exemplo gritante dessa inoperância que se arrasta há mais de um década)possivelmente a Igreja, enquanto entidade adnministrante, resolveu fazer qualquer coisa face ao mutismo das entidades responsáveis.É uma mera hipótese. E o resultado é o que se vê. Infelizmente, há muitos exemplos como este pelo País fora.

Cristina Moura disse...

Pelas fotos que vi,não se trata de restauro mas de uma aberração qualquer.
Estou absolutamente de acordo que se averiguem os factos e se tenha acesso ao projecto de restauro.

Cristina Moura disse...

Restauro?!
O que vi nas fotos é uma perfeita aberração.
É melhor averiguar os factos e porque não ,ter acesso ao projecto

Miguel Carvalho disse...

estou sem palavras

Anónimo disse...

Para já dou os parabéns aos cidadãos que já pediram esclarecimentos ao ministério sobre esta situação escandalosa. Esperemos que seja corrigida rapidamente.

Anónimo disse...

Na Sé?????? incrivél.....

A. Roque disse...

Só uma pergunta: de todas as pessoas que se mostraram tão escandalizadas com a "miseável, horrível, inacreditável,etc..." substituição de umas pedras na Sé de Lisboa, quantos já contribuiram (ou contribuem habitualmente) para as suas obras de restauro e conservação? Se têm tantas críticas a fazer, tornem-se paroquianos da Sé, pois esses sim têm primazia sobre todos os outros para dizerem se estão ou não incomodados. Antes de ser um local de visitas e turistas, a Sé é um local de culto e tem que servir o culto, e por muito que digam que ela está inscrita num interminável rol de supostos monumentos zelados pelo estado, a sua conservação deve ser feita em vista a servir os fiéis, e não meia dúzia de burgueses que lá vão de vez em quando fazer uma visita guiada e que tão boas ideias têm para ela. Se só porque temos um curso superior, achamos que somos detentores de toda a sabedoria e verdade, triste daquele que assim pensa. E engraçado é ver que desde a reconstrução pós terramoto, sempre existiram vozes de escandalizados com a boa da Patriarcal... tristes daqueles que que se preocupam mais com as "pedras mortas" do que com as "pedras vivas"....