21/02/2011

Arquivo Histórico da capital de Portugal reabre hoje AQUI?!?

Vista da entrada principal do Arquivo Municipal de Lisboa
O Arquivo Histórico da Câmara de Lisboa volta a estar disponível para consulta pública a partir de hoje, dia 21 de Fevereiro, nas caves do edifício que se vê ao fundo da imagem em cima: Rua B do Bairro da Liberdade, em Campolide.

Este acervo, que integra documentos que remontam aos primeiros anos do século XII, estava inacessível desde 2002.

Por um lado é bom saber que finalmente os munícipes de Lisboa - e todos os cidadãos do país e do mundo (afinal Lisboa já foi uma cidade com relevância mundial) podem finalmente consultar o Arquivo Histórico de Lisboa. Mas por outro lado como celebrar o facto do acervo histórico do município de Lisboa estar "hospedado" neste local excêntrico e neste edifício?

A câmara informa que foram "acondicionados, higienizados e transportados mais de 1700 contentores com toda a documentação". Aqui estão documentos como a confirmação feita por D. Afonso II do foral outorgado a Lisboa por D. Afonso Henriques, o Foral Manuelino (século XVI) e o Livro Cartulário Pombalino (século XVIII). O arquivo histórico integra também espólios de arquitectura do século XX, dos Arquitectos José Luís Monteiro, Cassiano Branco, Keil do Amaral e Ruy de Athouguia.

É UMA VERGONHA NACIONAL A SITUAÇÃO EM QUE SE ENCONTRA O ARQUIVO DA CAPITAL DE PORTUGAL! PARA QUANDO UMA SOLUÇÃO DIGNA?

8 comentários:

Julio Amorim disse...

...e em termos de segurança (inundação, fogo, sismo)?

Julio Amorim disse...

..furto ?

Anónimo disse...

não havia nenhum palácio seiscentista arruinado no casco histórico mais digno para receber tal espólio?

Portugal, infelizmente, é assim...

Anónimo disse...

Eu sei que não é politicamente correcto dizer bem dos trabalhadores da administração pública.
Mas, a verdade é que se ainda há algumas condições mínimas de dignidade no Arquivo Municipal devem-se em exclusivo à Chefe de Divisão, Inês Viegas, e aos devotados trabalhadores daquele serviço municipal. Obrigado a todos.

Anónimo disse...

e porque não transferir para o Hospital Miguel Bombarda?

Anónimo disse...

E porquê transferir? Qual é o mal do arquivo municipal estar num bairro social? Só falta mesmo alguém vir falar de "furtos". Ah esperem ai, já falaram.

Anónimo disse...

LOBO VILLA

Os arquivos da cidade, sobretudo históricos, refectem a história da especulação e portanto são inimigos da oligarquia reinante : daí que quanto mais longe e inseguros, melhor ...

Xico205 disse...

Mas por acaso o que o autor desta noticia critica é precisamente o não haver especulação. É que o arquivo foi posto num bairro onde não há especulação, a construção teve principios económicos e sociais. Apesar de estar junto ao CBD mais caro de Lisboa.

Enfim...