A Fertagus, concessionária do comboio da Ponte 25 de Abril, assinou o contrato com o Estado que lhe permitirá assegurar a prestação do serviço por mais nove anos, até 31 de Dezembro de 2019.
A empresa do Grupo Barraqueiro afirma, em comunicado citado pela Lusa, que «assinou recentemente o contrato de concessão do serviço de transporte ferroviário de passageiros do eixo norte-sul até 31 de Dezembro de 2019, garantindo a prestação de serviço público numa área metropolitana, por mais nove anos, sem receber qualquer comparticipação por parte do Estado».
A concessão da Fertagus terminou a 31 de Dezembro, mas o contrato negociado em 2005 estabelece uma cláusula de prorrogação adicional por mais nove anos, ou seja, até 31 de Dezembro de 2019.
A empresa já tinha comunicado ao Governo que pretendia prorrogar até 2019 o contrato de concessão.
Assinado o contrato, a Fertagus diz que tem como objectivo tornar-se «a primeira empresa de serviço ferroviário a apresentar auto-sustentação económica, bem como aprofundar o sistema de gestão da qualidade e segurança, melhorar a integração do seu serviço com o Metro Sul do Tejo e, ainda, consolidar uma política de qualificação e valorização dos seus recursos humanos».
Entre 2004 a 2009, a concessionária entregou ao Estado 10,7 milhões de euros decorrentes da partilha do excedente de receitas.
O comboio da Fertagus começou a circular no tabuleiro ferroviário da ponte a 29 Julho de 1999.
Em 2010, a empresa, que serve 14 estações numa extensão de linha com cerca de 54 quilómetros, transportou cerca de 23 milhões de passageiros.
A empresa do Grupo Barraqueiro afirma, em comunicado citado pela Lusa, que «assinou recentemente o contrato de concessão do serviço de transporte ferroviário de passageiros do eixo norte-sul até 31 de Dezembro de 2019, garantindo a prestação de serviço público numa área metropolitana, por mais nove anos, sem receber qualquer comparticipação por parte do Estado».
A concessão da Fertagus terminou a 31 de Dezembro, mas o contrato negociado em 2005 estabelece uma cláusula de prorrogação adicional por mais nove anos, ou seja, até 31 de Dezembro de 2019.
A empresa já tinha comunicado ao Governo que pretendia prorrogar até 2019 o contrato de concessão.
Assinado o contrato, a Fertagus diz que tem como objectivo tornar-se «a primeira empresa de serviço ferroviário a apresentar auto-sustentação económica, bem como aprofundar o sistema de gestão da qualidade e segurança, melhorar a integração do seu serviço com o Metro Sul do Tejo e, ainda, consolidar uma política de qualificação e valorização dos seus recursos humanos».
Entre 2004 a 2009, a concessionária entregou ao Estado 10,7 milhões de euros decorrentes da partilha do excedente de receitas.
O comboio da Fertagus começou a circular no tabuleiro ferroviário da ponte a 29 Julho de 1999.
Em 2010, a empresa, que serve 14 estações numa extensão de linha com cerca de 54 quilómetros, transportou cerca de 23 milhões de passageiros.
In Agência Financeira
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