28/02/2011

"Reconversão Urbana" BES style: Rua Rosa Araújo

Este raro imóvel Arte Nova de Lisboa, datado de 1905, e uma das últimas obras do famoso arquitecto italiano Nicola Bigaglia (morreu em 1908) teve o seu interior integralmente demolido durante o verão [2010].

Apesar de nunca ter sido colocado o "Aviso" na fachada, como a lei obriga, sabemos que deu entrada a 9 de Abril de 2007 um "pedido de ampliação". Afinal a "ampliação" queria dizer a demolição integral do miolo do edifício para não só aumentar a cércea mas também para abrir as habituais caves de estacionamento. Pela análise de outras obras de Nicola Bigaglia, os interiores deste arquitecto são sempre de grande qualidade e com certeza estes não seriam excepção. Não percebemos porque razão os técnicos da CML aprovam a demolição de obras com interiores notáveis e recuperáveis. O proprietário deste prédio é o BES e o autor do projecto é o Atelier Aires Mateus. Este imóvel ainda tinha a particularidade de ter sido alvo, em 1943, de um projecto de alterações (entrada, por exemplo) do não menos notável arquitecto Luís Cristino da Silva.

Concluíndo, este era um imóvel a preservar na sua integridade patrimonial. A LAJB lamenta mais este mau exemplo de delapidação do património cultural do antigo Bairro Barata Salgueiro. Lisboa ficou mais pobre.

(retirado do blog da LAJB - Liga dos Amigos do Jardim Botânico)

5 comentários:

Anónimo disse...

Logo logo o Zé vai ao Mário Crespo denunciar, alto e em bom som, essa pouca-vergonha que, se ele estivesse na CML, nunca, mas nunca mesmo, poderia acontecer.

Anónimo disse...

Caros. O BES não é uma entidade qualquer e tem na CML e o arqtº Salgado que zela pelos interesses da instituição em primeiro lugar. O património tem uma relativíssima importância. É um flagrante exemplo de um serviço público subordinado aos interesses privados. Se fosse no tempo do Santana Lopes caía o Carmo e a Trindade e o Dr. Sá Fernandes já tinha posto um previdência cautelar.

Anónimo disse...

vocês sempre a enaltecer o pior político dos últimos tempos. Santana lopes rebentou com todas as finanças das instituições por onde passou. deixem-se dessa conversa que já cansa

Anónimo disse...

Pois, e fica tudo em família. Salgado e Salgado

Anónimo disse...

Sim, Costa e Salgado são a melhor dupla de políticos de todos os tempos. Ora, façam-me um favor...!