01/03/2011

Carris vai suprimir carreiras a partir de sábado

A Carris quer suprimir algumas carreiras da sua rede a partir de sábado, tendo a Câmara de Lisboa concordado já com a extinção de cinco a seis percursos, disse hoje à agência Lusa o vereador da Mobilidade.

Segundo Fernando Nunes da Silva, as carreiras em causa não tinham utilização suficiente e incluíam, por exemplo, serviço da madrugada, uma rota que cruzava a cidade de uma ponta à outra e percursos mais recentes.

O autarca explicou que inicialmente a empresa queria extinguir 18 carreiras, intenção que comunicou à Câmara a 15 de fevereiro, ou seja, duas semanas antes da entrada em funcionamento do novo sistema (no próximo sábado).

O município demonstrou então a sua "recusa terminante" perante o fim de cerca de um terço dessas carreiras indicadas e a Carris "aceitou", tal como comunicado hoje ao executivo. Numa terceira situação ainda indefinida está outro terço dos percursos indicados.

"Não nos poderíamos pronunciar sem ter dados sobre a procura. Esses dados chegaram ontem [segunda-feira] e amanhã [quarta-feira] daremos uma resposta", indicou Nunes da Silva.

O autarca disse ser "lamentável" que, "perante uma intervenção com esta profundidade, num momento de acréscimo dos utilizadores dos transportes públicos", devido à crise, a Carris tenha dado conta das mudanças com apenas duas semanas de antecedência.

De acordo com o vereador, em alguns casos mais vale reduzir a frequência de passagem dos autocarros em linhas sobrepostas à do metro do que eliminar carreiras.

A supressão de serviços da Carris foi já criticada hoje na Assembleia Municipal pelo MPT, que questionou, sem sucesso, o presidente da autarquia sobre o assunto.

Expresso

8 comentários:

Filipe disse...

E ainda assim a CML deixa acabar com o 745 para Santa Apolónia e o 781 aos fins de semana.

Cambada de otários.

Anónimo disse...

Carreiras gratuitas para os noctívagos com dinheiro para frequentarem bares e discotecas, há.

Carreiras para o desgraçado que não tem outros meios de transporte, acabam.

Porreiro, pá.

Xico205 disse...

Nem mais Filipe.

RCP Edições disse...

Transparência, Justiça e Liberdade - Em memória de Saldanha Sanches.
lançamento FNAC Chiado, 10 Março 2011, 18H30
www.rcpedicoes.com

Xico205 disse...

Anónimo disse...
Carreiras gratuitas para os noctívagos com dinheiro para frequentarem bares e discotecas, há.

Explique lá isso. Se se refere ás carreiras 1 e 2 lembro que acabaram. E nunca foram uma vontade da Carris, foram uma imposição da Secretaria de Estado dos Transportes ficando a Carris obrigada a fazê-las sem receber nada por isso e ainda a ter que pagar agentes da PSP gratificados!!!

Xico205 disse...

Se a Carris fosse privada não havia cá estas coisas...

Querem carreiras gratuitas? então paguem-nas. Não pagam não há carreiras gratuitas. Mas como o presidente da Carris e mais uns quantos que lá estão com cartão do PS perdiam o tacho se não fizessem o que lhes mandam...

Anónimo disse...

Se acabaram foi recentemente, a 1 pelo menos havia há uns quinze dias.

E não me interessa muito se o dinheiro vem do Estado por um lado ou por outro, interessa-me o facto em si: acho inadmissível que quem tenha dinheiro para divertimentos não pague bilhete, enquanto quem utiliza a Carris para ir trabalhar (ou por necessidade) tenha de o fazer.

Xico205 disse...

Concordo consigo, apenas quis dizer que nesse caso concreto a Carris não tem culpa. Foi obrigada a ter essas carreiras e com um horário mais completo que a própria Rede da Madrugada. É estupiudo mas é verdade. É o que dá os partidos arranjarem empregos para os amigos e colocá-los em áreas que não sabem nada, obviamente tinha que sair merda. Mas os eleitores portugueses gostam que seja assim, por isso que seja posta em prática a vontade da maioria.