17/03/2011

Lisboa vai avançar com projecto de MetroBus

A Câmara Municipal de Lisboa vai avançar para um sistema de transporte colectivo em sítio próprio. O anúncio foi feito ontem pelo vereador da mobilidade da autarquia, Fernando Nunes da Silva, que referiu que, numa primeira fase, o projecto será realizado através de um sistema de MetroBus e, mais tarde, estará preparado para receber um metro ligeiro de superfície.

“[Este projecto] está a ser desenvolvido a partir do Plano Director Municipal” e a opção pelo meio de transporte “será tomada em função da procura”, explicou Fernando Nunes da Silva à Transportes em Revista, citada pelo Green Savers.

“Importante é que o espaço-canal esteja já definido e projectado para vir a ter uma rede de eléctricos rápidos. Ou um metro ligeiro de superfície”, adiantou.

O sistema será composto por duas redes: uma na Coroa Norte e outra no eixo Alcântara/Restelo. A primeira terá duas linhas, uma que ligará as zonas da Ameixoeira, Charneca do Lumiar, Lumiar, Paço do Lumiar, Carnide e Benfica; e uma segunda ligará Benfica, Sete Rios, Cidade Universitária e a Avenida dos Estados Unidos da América.

Ainda no eixo Alcântara/Restelo, o projecto prevê a ligação entre Alcântara-Terra e o Alvito, Pólo Universitário da Ajuda e Avenida das Descobertas, no Restelo.

Fernando Nunes da Silva adiantou ainda que o modelo de negócio a ser adoptado será baseado numa parceria entre a Câmara de Lisboa e outras entidades, num modelo de “construção/exploração”. Assim, a concessão será pública, mas o investimento e exploração deverá ser assegurado pelas entidades que vencerem o respectivo concurso.

“O mais importante é ter um espaço/canal que seja bem articulado com as zonas urbanas, com distâncias entre paragens curtas, grandes intensidades de paragem e que tenha um perfil longitudinal que permita ter inclinações que possam ser vencidas quer por um eléctrico quer por um autocarro”, explicou o vereador, realçando ainda que o concurso para a primeira fase do projecto, entre a Ameixoeira e Benfica, deverá ser lançado durante este mandato camarário.

In menosumcarro.pt

2 comentários:

Anónimo disse...

esperemos que esta boa ideia passe do papel

Anónimo disse...

Vai, vai. Com o dinheiro de que não há nem o cheiro vão-se fazer maravilhosas maravilhas.