30/03/2011

Plano de Pormenor das Amoreiras aprovado na assembleia municipal

In Jornal de Notícias (29/3/2011)


«A Assembleia Municipal de Lisboa aprovou, com a oposição dividida, o plano de pormenor das Amoreiras, que não vai permitir, como previa a proposta inicial, a transformação do reservatório da EPAL num espaço verde de acesso público.

Segundo o vereador do Urbanismo, Manuel Salgado, o acesso tem de se manter interdito aos cidadãos por "razões de segurança", até porque o reservatório continua em funções.

Durante a sessão, deputados da oposição reconheceram algumas vantagens do documento, como a construção do novo quartel dos Bombeiros Voluntários de Campo de Ourique, mas foram feitas várias críticas, entre elas a insuficiência de lugares de estacionamento e a falta de preservação de algum património (como a vila operária do Beco do Casal).

As alterações de trânsito previstas, a falta de referência a índices de impermeabilização, as alturas de prédios e a falta de habitação a custos acessíveis foram outros aspectos censurados.

O próprio parecer da comissão municipal de acompanhamento do Plano Director Municipal refere, por exemplo, uma possível "deterioração das condições de estacionamento", embora admita que o ordenamento do mesmo e a existência de outro tipo de transporte ligeiro possam melhorar a mobilidade, já que a há muito desejada passagem do metro ainda não está definida.

Por outro lado, alguns partidos reconheceram a necessidade de avançar com o documento, tendo em conta que as Amoreiras aguardam por um plano de ordenamento do território há mais de uma década.»

...

O problema do estacionamento pode ser atenuado, e bastante, com a construção de silos, em local onde não firam as vistas. Por exemplo, no actual local dos bombeiros, desde com barragem visual com árvores.

O problema maior deste PP é de facto a Rua de Campo de Ourique e a destruição iminente daquele conjunto homogénio de uma Lisboa de antanho. Houve promessas de que haveria requalificação, e não demolições avulsas. Vamos ver... sendo que há promessas, críticas e votações registadas.

Sem comentários: