15/07/2012

Apesar de ...

Apesar do estado decrépito de muitas zonas,dos Graffiti selvagens e outros promovidos pela própria C.M.L., do trânsito, do estacionamento, da destruição sistemática do Património Arquitectónico através de uma falsa Reabilitação Urbana ...( António Sérgio Rosa de Carvalho )
(Quase) Não há turista que não deseje voltar a Lisboa (in Público)






(Quase) Não há turista que não deseje voltar a Lisboa
Por Ana Saleiro in Fugas Público
13.07.2012
Os turistas adoram Lisboa e quase todos gostariam de regressar. Não é frase promocional. É o resultado de um inquérito do Observatório do Turismo alfacinha: mais de 90% dos que passaram férias na capital querem voltar.
A conclusão lê-se no Inquérito de Satisfação de Imagem, realizado pelo Observatório do Turismo de Lisboa, a turistas de férias na capital: 91 por cento dos inquiridos revelou vontade de regressar à cidade. Os turistas destacam o clima da região como factor de atracção mas também a segurança e a relação qualidade-preço.

Os monumentos, a gastronomia, a rede de transportes públicos e amabilidade do povo lisboeta foram outros dos atributos que, na opinião dos turistas, fazem da cidade uma atracção turística de eleição.

Para 78% dos entrevistados, Lisboa integra o top 10 dos melhores destinos a visitar e 59 por cento afirma ter visto as suas expectativas superadas ao longo das férias na capital.

Lisboa, conclui a sondagem, distingue-se de outros destinos turísticos por ser autêntica e pela sua trilogia rio, mar e praia.

Destaca-se ainda, entre a maioria dos entrevistados, tanto pela calma que apresenta como pela animação, havendo também quem salientasse o romantismo e o multiculturalismo.

O inquérito foi realizado nos meses de Abril, Junho, Agosto e Outubro de 2011 e foram entrevistados 2838 turistas estrangerios. Os inquiridos eram oriundos de nove mercados diferentes (Alemanha, Bélgica/Holanda, Brasil, Espanha, Escandinávia, EUA, Itália, França e Reino Unido/Irlanda) e mais de dois terços estavam de visita à região pela primeira vez, sendo que 92% por cento viajavam acompanhados (pelo companheiro, amigos ou crianças e outros familiares).

A análise do documento mostra ainda que os turistas brasileiros e norte-americanos são os que apresentam maior índice de satisfação para com o destino, seguindo-se os italianos, alemães, britânicos e irlandeses, que também dão uma nota superior à média à visita pela região.

Números e conclusões

96% descreve Lisboa como um destino com história

95% acha que o melhor é aproveitar a cidade ao ar livre

92% considerou variada a oferta da cidade

91% quer voltar

88% ficou globalmente satisfeito com a visita

+ de 80% acha Lisboa um destino humano, multicultural e tolerante

+ de 80% destaca unicidade de cultura e romantismo

78% coloca Lisboa no Top 10 de destinos a conhecer

+ de 70% avalia-a como destino pacífico, tranquilo e agradável mas também agitado e animado

+ de 70% avalia-a como bem conservada, criativa e trendy

59% considera que as suas expectativas foram superadas

Turismo de Lisboa

9 comentários:

Anónimo disse...

Para falar a verdadinha mesmo, tenho constatado que a qualidade do turista que nos visita tem descido por aí abaixo.

Gente com comportamentos que deixam a desejar e anda aí para o disparate, copos, ganzas, e se porta como não se portará na sua vizinhança, parece-me que é hoje muito mais que há poucos anos.

E também não é de estranhar, pois por aqui não são só os ordenados que são baixos: é o "target" do turismo que andamos a promover.

Anónimo disse...

o truque, e falo por experiência, é vir sem expectativas nenhumas...

Anónimo disse...

"+ de 70% avalia-a como bem conservada, criativa e trendy"

Que raio de mistela: bem conservada, criativa e trendy.

Mas se + de 70% acham que está bem conservada, algo de errado se passsará. Essa gente simplesmente não pôs os pés em Lisboa.

Carlos Medina Ribeiro disse...

Na vida, há tantas realidades quantos os observadores e os pontos de observação.

No que toca a Lisboa, essas categorias são, essencialmente, duas, pois os turistas que vêem a cidade do alto dos autocarros "sight seeing" levam consigo as imagens do Tejo (gaivotas e cacilheiros...), do Castelo, de Belém (Torre e Jerónimos), etc.

Essa realidade existe, claro, mas não é a que prevalece em quem anda na rua, cá em baixo, e todos os dias.
Nesta 'outra Lisboa', tem destaque o trânsito caótico, o estacionamento selvagem (nos passeios, nas paragens da Carris, em 2ª fila), os passeios esburacados e cheios de lixo (jornais, caca de cão...), os sem-abrigo, os mendigos profissionais, as ervas daninhas, os tocos de árvores, os grafitos, as escadas rolantes avariadas...

Os turistas vão ao Rossio e ao Terreiro do Paço, mas não vão, p. ex., à Av. do Brasil, nem à R. Guilhermina Suggia, nem à R. Marquesa de Alorna, nem à R. Mª Amália Vaz de Carvalho...

Anónimo disse...

Carlos Medina Ribeiro tem alguma razão mas está bem longe de a ter toda. Falha redondamente ao comparar incomparáveis.

Conheço-lhe o Carmo e Trindade onde faz um trabalho meritório mas quer o Rossio quer sítios como os arredores do Terreiro do Paço são mais sujos, desordenados e caóticos que as artérias da Alvalade onde residirá. Têm também muito mais mendigos e sem-abrigos.

Passa-se por lá, por esses bairros da segunda metade do século XX, com muito mais prazer e segurança (higiénica ou outra) que por muitas vielas históricas, sujas e arrepiantes, de buracos, lixo, trampa, vómito, e graffiti onde não deve meter pé há muito tempo.

nuno magalhães

Carlos Medina Ribeiro disse...

Na minha lista de "desgraças" esqueci-me de referir outra - daquelas que só vê e sente quem anda cá em baixo (pelo que escapam aos turistas).
Refiro-me aos sacos com lixo que os munícipes deixam no chão, encostados aos prédios, às árvores e aos ecopontos.
Bem... e quando esse lixo está "em sacos", já não é mau!

Anónimo disse...

Calhou passar hoje pelo Campo das Cebolas (onde com pompa foi inaugurada há pouco a fundação Saramago).

O estado de tudo à volta é deplorável.

Canteiros com relva seca e lixo é logo ali ao pé.

Atravessando no sentido da estação dos barcos para o Barreiro, canteiros pejados de lixo e com a vegetação sequíssima (aparentando até ter sido queimada), além de que por ali o cheiro a urina era nauseabundo.

Não consigo compreender por onde circulam esses turistas satisfeitos, ou que noção de cidade terão, ou se ao responder aos inquéritos pretendem ser simpáticos....

Carlos Medina Ribeiro disse...

@Nuno Magalhães,

Também tenho publicado, n' «O Carmo e a Trindade» e no «Sorumbático», inúmeras fotos dos grafitos na zona da Rua dos Bacalhoeiros (nomeadamente nos arcos medievais), do lixo em Alfama, do estacionamento selvagem por todo o lado, dos sem-abrigo dos Restauradores, da Praça da Figueira, da Av. da Liberdade, do Martim Moniz, etc.

De alguma forma, o essencial (ou o grosso) disso escapa ao turista. Ou, então, vê e acha típico.

Julio Amorim disse...
Este comentário foi removido pelo autor.