14/07/2012

Chiado After Work está de volta para dar mais vida à Baixa.



Chiado After Work está de volta para dar mais vida à Baixa
Por Marta Spínola Aguiar
Provas de degustação e de vinhos, workshops, concertos e exposições são algumas das actividades previstas
Se depois do trabalho estiver cansado, esta é uma oportunidade para descontrair. O Chiado After Work volta às lojas, ao comércio e aos restaurantes do Chiado e até 22 de Julho promete trazer mais vida nocturna... ao bairro.
"Sabemos que os trabalhadores do Chiado nem sempre têm disponibilidade para desfrutar do bairro e é importante atraí-los com este tipo de iniciativas", afirma Luz Pinto Basto, directora executiva da cafetaria Origem, num comunicado. A cafetaria Origem e o supermercado biológico Brio associam-se à quarta edição do Chiado After Work, numa iniciativa promovida pela Associação Valorização do Chiado, que orienta a sua actividade para a dinamização comercial, cultural e urbana da área.
Com o objectivo de dinamizar o espaço ao fim do dia e durante os fins-de-semana, a cafetaria e o supermercado alargam os horários de funcionamento até às 23h, na próxima sexta-feira, tendo o mesmo acontecido ontem. Enquanto no Brio irão decorrer degustações de produtos biológicos nacionais, na Origem "vai ser possível jantar pratos biológicos, com os mesmos preços da hora do almoço", diz um comunicado.
Além da Origem e do Brio, outros restaurantes integram esta iniciativa como o Fábulas, o Amo-te Chiado, o Royale Café, a Brasileira, o Nood, a Gardénia Café & Fruit Bar, que irá ser inaugurado dia 19.
Mas a Associação Valorização do Chiado quis dar aos visitantes outras actividades. Assim, o programa do Chiado After Work aborda mais projectos. Exposições fotográficas, Festival ao Largo, Noites de Verão no Museu Nacional de Arte Contemporânea, Programa Literário Internacional em Lisboa, exposições, workshops, e outros, são algumas das actividades propostas e que querem transformar o Chiado "no bairro trendy de Lisboa", como caracteriza a associação sem fins lucrativos. E quanto ao conceito-chave, é simples: aproveitar os horários de Verão, fins de tarde e fins-de-semana, reunir um grupo de amigos e entrar num "ambiente de aperitivo".
Ao longo das quatro edições e como diz a Associação Valorização do Chiado, "tem havido cada vez mais aderentes". Em 2010, a iniciativa ficou marcada pelas 1350 "receitas anti-stress". O objectivo era libertar as emoções escrevendo-as num prato e atirando-o contra a parede. A ideia de Hugo Israel reuniu muitos adeptos, tal como a "Undo it yourself". Esta última envolvia um conjunto de arcos de ginástica interligados numa rede colorida e os visitantes podiam levá-los para casa e mudar a peça todos os dias.
Concentrar o Chiado After Work apenas no Chiado é algo que Luz Pinto Bastos não concorda."Espero que outros bairros adoptem o mote, é uma excelente oportunidade para as lojas e associações se aproximarem das pessoas."

Sem comentários: