20/07/2012

Elevadores Históricos de Lisboa continuam vandalizad​os e com manutenção insuficien​te

Novo e-mail do Provedor da Carris:

Exmos. Senhores

Nuno Caiado, Fernando Jorge e António Branco Almeida

Rececionamos e agradecemos o e-mail que nos dirigiu, que mereceu a melhor atenção.

Foi já desencadeada uma ação de manutenção com vista à melhoria do estado de conservação das janelas dos veículos. A Carris tem um plano de manutenção programada para os seus veículos. Por vezes ocorrem situações de avarias inesperadas que tentamos que sejam rapidamente solucionadas, de acordo com a disponibilidade da área de manutenção, a operar durante o período noturno. Lamentando o incómodo que esta situação possa causar aos nossos Clientes, pedimos desculpa por esta situação.

A Carris tem procurado divulgar todos os seus ascensores e elevador, enquanto meios de transporte e símbolos da Cidade de Lisboa. Este ano estamos a realizar intervenções de melhoria e manutenção no elevador de Santa Justa. Contudo, aproveitámos a semana do aniversário, para a realização de mais uma edição do outjazz assinalando assim os 110 anos deste icon Lisboeta.

Esperamos que num futuro próximo, a conjuntura financeira nos permita realizar uma comemoração mais ajustada à importância e significância deste equipamento. Sempre ao vosso dispor, apresentamos os melhores cumprimentos.

Agostinho Antunes

Gabinete do Provedor do Cliente ... Novo e-mail à CARRIS:

Exmos. Senhores


No seguimento da resposta que V.Exas nos fizeram chegar, relativamente ao nosso protesto pelo estado dos elevadores históricos de Lisboa, somos a solicitar que nos esclareçam sobre qual a "acção experimental" que decorreu no elevador da Glória e é referida no V/texto?

Por outro lado, e uma vez que o elevador da Bica esteve preservado quando foi coberto por uma película espelhada no âmbito de uma intervenção de arte urbana, sugerimos que a Carris promova, em articulação com a CML, um concurso de ideias com vista à criação de um esquema físico de protecção nas zonas de estacionamento dos elevadores, aliás à semelhança do que era feito há ... 100 anos. Mesmo que tal projecto seja oneroso de pôr em prática no presente, ficaria de reserva para tempos melhores.

Na expectativa, subscrevemo-nos com os melhores cumprimentos


Nuno Caiado, Paulo Ferrero e António Branco Almeida



...


Resposta da CARRIS:

Exmos. Senhores
Nuno Caiado
Fernando Jorge
Luís Marques da Silva


Rececionamos e agradecemos o vosso e-mail.

Em primeiro lugar temos a lamentar que os nossos Ascensores se encontrem constantemente grafitados. De facto o vandalismo nos veículos é um problema que afeta a imagem da empresa junto dos nossos clientes, e que muito nos preocupa.

No entanto, as fotos que nos são enviadas não correspondem à situação atual. Na data de receção desta reclamação a situação era a seguinte:

- O ascensor da Glória tinha um veículo completamente limpo e o outro apresentava apenas um pequeno graffiti. Desde o início do mês de Junho este ascensor tem-se mantido quase sempre limpo de graffitis, graças a uma ação experimental que está em curso para minimização deste flagelo que são os graffitis;

- O ascensor do Lavra tinha os dois veículos completamente limpos com exceção das frentes que na realidade se encontravam grafitadas;

- O Ascensor da Bica não pode aqui ser considerado porque o mesmo encontra-se imobilizado para uma manutenção profunda, onde será feita uma pintura total das cabinas. Os reclamantes têm aqui um exemplo de que a Carris sempre teve um cuidado muito grande com a manutenção dos ascensores que, para além da manutenção diária a que são sujeitos, são ainda submetidos periodicamente a intervenções profundas como é o caso atual do ascensor da Bica e foi o caso do ascensor do Lavra no ano passado.

A Carris promove a limpeza imediata dos graffiti sempre que possível. Quando não é possível a sua remoção por limpeza é acionada uma ação de pintura. Infelizmente, como se pode constatar, logo após a limpeza/pintura, os veículos são novamente grafitados. Também já pedimos autorização às Autoridades Competentes para instalar sistemas de videovigilância nos locais de parqueamento dos veículos, com o objetivo de desincentivar o vandalismo. Aguardamos a devida autorização para instalação das câmaras de videovigilância.

Aproveitamos para informar que a Carris está completamente recetiva a novas ideias e sugestões que nos queiram apresentar para a resolução, ou minimização deste problema.

Sempre ao vosso dispor, apresentamos os melhores cumprimentos.

Lígia Querido
Gabinete do Provedor do Cliente



...

Exmos. Senhores
Presidente da Câmara Municipal de Lisboa
Administradores da Carris
Direcção da Associação de Turismo de Lisboa

C.c. AML e Media


Vimos por este meio dar conta a V. Exas do nosso lamento e, estamos certos, de todos os lisboetas e visitantes que gostam desta cidade dos seus elevadores históricos, i.e.:


- ver que os Elevadores históricos de Lisboa - todos com o grau máximo de protecção patrimonial (Monumento Nacional) - se mostram cronicamente vandalizados e com frequentes sinais de manutenção insuficiente (um problema extensivo à rede de eléctricos clássicos);


- ver estes símbolos de Lisboa no estado em que se encontram em pleno mês das Festas de Lisboa - porque não ajudam na resolução deste problema as várias mega-empresas que exploram publicitariamente este periodo festivo da capital?

Pensamos que está na altura da CARRIS, CML e ATL, em conjunto, tentarem encontrar uma solução para este problema da nossa cidade.

Fazemos mais uma vez um apelo para que estes Monumentos Nacionais de Lisboa recebam o tratamento e o cuidado que merecem.

Na expectativa, apresentamos os nossos melhores cumprimentos


Nuno Caiado, Fernando Jorge e Luís Marques da Silva

6 comentários:

Anónimo disse...

A única solução é a vigilância dos eléctricos durante a noite quando estes estão parados na estação(sede)
É durante esta altura que os vândalos actuam.

Zé Tó disse...

As obas estão assinadas. Os nomes são conhecidos e estão referenciados. A culpa não é da Carris, mas sim de um país de brandos costumes. A única solução é apanhar os vândalos e castigá-los de forma exemplar. Até lá, não vale a pena limpar, porque só se gasta dinheiro.

Anónimo disse...

O sumo deste post é o seguinte. Enviaram e muito bem uma carta de protesto pelo estado dos eléctricos, mas na realidade estavam desactualizados... e os eléctricos até estavam limpos... O que também revela a falta de atenção de quem protesta.

Anónimo disse...

Bem... para não falar de tempos mais remotos, eu andei, no início de Junho, no da Glória e apresentava-se limpo; mas já quanto ao da Bica, mais ou menos por essa mesma altura (antes de ter ficado encerrado para a tal intervenção profunda), estava absolutamente asqueroso, pelo que não é de ir na conversa "A Carris promove a limpeza IMEDIATA dos graffiti sempre que possível".

Anónimo disse...

Para falar a verdade, e chegados ao ponto a que chegámos, a única solução que vejo é desmantelamento dos elevadores.

Pois se é de todo em todo impossível mantê-los livres do vandalismo e dos graffiti...

Anónimo disse...

Ao contrário do que julga o autor do comentário das 8:25, o assunto não são os elétricos da carreira 12 nem da 15 nem da 18 nem da 25 nem mesmo da 28, mas sim os elevadores históricos de Lisboa.