02/02/2010

Lisboa é um parque de estacionamento VI

O traçado antigo de muitas ruas estreitas europeias obriga a escolhas entre os peões e os automóveis. Depois de garantido o espaço para a circulação de automóveis (já nem peço que se ponha o peão em primeiro), há que escolher entre dar prioridade à circulação de peões ou ao estacionamento de automóveis. Mais uma vez nem preciso de ir buscar exemplos do Norte* para mostrar que Lisboa escolheu ser um parque de estacionamento.
Madrid
Barcelona
Lyon
Paris
Lisboa

E estes não são apenas exemplos soltos. Basta olhar para as quatro primeiras (tiradas praticamente ao calhas do Google Street View) para nos apercebermos que elas nos causam estranheza. Não existe tal visão em nenhuma lugar de Lisboa. E vice-versa.

* As cidades italianas usam uma solução intermédia onde não há passeio, tipo Alfama. Como o peão não é suposto estar confinado a uma aba minúscula da rua, mas é mesmo suposto caminhar pelo meio, as viaturas nunca atingem as velocidades de Lisboa. A Grécia não está incluída no Google.

54 comentários:

Vicent disse...

Deu UM exemplo para Madrid, UM para Barcelona, UM para Paris, e UM para Lyon. Se me permite, dou UM para Lisboa, também ele um "exemplo solto", que obviamente contradiz a sua afirmação "Não existe tal visão em nenhuma lugar de Lisboa."

http://maps.google.com/maps?ie=UTF8&hq=&hnear=Lisboa,+Portugal&t=h&layer=c&cbll=38.711505,-9.145487&panoid=2BQTX0wrV2mvVYcdh_i-3w&cbp=12,13,,0,11.01&ll=38.711381,-9.145945&spn=0,359.995177&z=18

Anónimo disse...

Por cá temos o grande Siza Vieira a defender a reabertura da rua do Carmo aos carros e o Ilustre e premiado Souto Moura a defender a construção em altura porque "não há espaço para todos".

FJorge disse...

O exemplo que dá de Lisboa é muito suave; há muitas (demasiadas!) ruas estreitas da capital que têm estacionamento nos dois lados, seja nas faixas de rodagem, seja em cima de micro-passeios.

Unknown disse...

http://static.panoramio.com/photos/original/21737243.jpg

não é preciso ir tão longe.

Viseu - Rua do Comércio

M Isabel G disse...

Concordo com o Fernando Jorge:)

Anónimo disse...

Em Madrid, cidade que conheço bem, existem muitos parques automóveis, inclusive construídos em altura no meio dos bairros tradicionais.

Quando se dá exemplos de outras cidades, deve-se enumerar todas as circunstâncias e não apenas algumas.

Miguel Carvalho disse...

Vicent,

1. Repare na colocação dos pilaretes na foto que me enviou. E agora leia isto:
http://anossaterrinha.blogspot.com/2010/02/manual-da-regressao-capitulo-um.html

2. Tente fazer o contrário, arranjar um exemplo das outras cidades que seja igual ao de Lisboa

Miguel Carvalho disse...

FJorge e Isabel,

É verdade não procurei muito. Se tiverem sugestões.. Agora penso na R. São José. Vou dar uma olhada.
As ruas com estacionamento dos dois lados não cabiam na minha definição de rua estreita, mas não deixam de apoiar a crítica.

Quanto aos carros nos passeios, era mesmo algo que eu não queria referir. O que quero mostrar é que o excesso de estacionamento em Lisboa não passa só pelo ilegal. Mesmo que a EMEL e a PM funcionassem, Lisboa seria um exemplo vergonhoso.

Miguel Carvalho disse...

Anónimo das 11.13,

http://carmoeatrindade.blogspot.com/2009/08/desafio-malta-do-nao-ha-lugares.html

Anónimo disse...

Em Lisboa, convém ainda não esquecer o inferno das cargas e descargas a qualquer hora (e com especial inclinação para as horas de ponta), em qualquer lugar, com qualquer tipo de veículo (em Lisboa encontram-se veículos de grande porte, nas zonas mais centrais, antigas, históricas, da cidade, onde algo maior do que um vulgar pequeno "comercial ligeiro" só deveria poder circular em circunstâncias verdadeiramente excepcionais).

Chega-se, pára-se, ligam-se os quatro piscas - na benévola presunção de que funcionam - e, como se está "a trabalhar", fica-se verdadeiramente acima de qualquer lei ou regulamento. Se houver.

Costa

Ps: e nessas fotografias não é só a ausência de automóveis, furgões, camionetas e afins, estacionados, que impressiona. E ver a aparência geral dos edifícios, dos passeios, do pavimento. E comparar com a fotografia de Lisboa.

Anónimo disse...

reparo que as outras cidades também têm pilaretes, sinal que passaram pelo que Lisboa passa. mas Lisboa também está a seguir o mesmo exemplo e embora ainda vá levar bastante tempo há exemplos recentes bons. ver a Rua Caetano Palha onde pilaretes foram colocados recentemente de ambos os lados.

joao barreto disse...

"Em Madrid, cidade que conheço bem, existem muitos parques automóveis, inclusive construídos em altura no meio dos bairros tradicionais."

Alguém tem números, para de uma vez por todas desmitificar (ou confirmar?) este tipo de argumentos?

Só por exemplo, lembrei-me de ir ao site da Emparque (empresa que gere um grande número, mas não todos, os parques em Lisboa).
A lista de parques inclui: Aeroporto,
Alameda,
Alex. Herculano,
Amadora,
Amadora Parcómetros,
Arco do Cego,
Av. Roma,
Berna
C. Mártires da Pátria
Camões
Campo de Ourique
Campo Pequeno
Campolide
Casal Ribeiro
Parque Castil
Castilho
Docas Ponte
Docas Santo Amaro
Estádio Alvalade XXI
Gare do Oriente
Largo de Jesus
Largo do Rato
Marquês de Pombal
Pateo Bagatela
Praçaa de Londres
Restauradores
Saldanha
Saldanha Residence
Silo Alvalade
Sta. Apolonia
Valbom

Destes parques, aqueles por onde costumo passar perto no meu dia-a-dia estão quase sempre a meia/dois terços de lotação.
Mais: sei que quase todos eles têm vagas de avenças (24h, dia e noite) disponíveis.

Juntem a estes todas as outras empresas que têm parques em Lisboa.
Juntem a estes e a esses todos os outros lugares de estacionamento em ruas (basta olharem para os recentes posts "Lisboa é um parque de estacionamento" no blog), e não vejo como é que Lisboa possa ser o "exemplo de fraca oferta de estacionamento" que alguns advogam quando entram neste tipo de discussões.

Xico205 disse...

Miguel Carvalho, por acaso não reparou que essa rua de Lisboa é mais larga que as outras??!!!!!

Que tal pôr aí uma imagem da Rua da Rosa que é igual ás restantes que aí estão!!!!!!

Mt gosta você de faltar à verdade! Ainda não me esqueci da Av. das Forças Armadas sem passeio!!

Miguel Carvalho disse...

Xico205,
eu tinha deixado de lhe dar atenção, mas agora agradeço ter caído na ratoeira com o seu comentário.

De facto a rua é mais largas, mas mesmo assim o passeio é bem menor!
E esta hen?

Miguel Carvalho disse...

joao barreto,

excelente recolha.
Acrescento ainda:
1. na maioria das cidades a responsabilidade de arranjar lugar cabe ao proprietário e não à câmara (que estranho para um lisboeta)

2. O Carlos Medina Ribeiro paga a quem mostrar onde há falta de estacionamento:
http://carmoeatrindade.blogspot.com/2009/08/desafio-malta-do-nao-ha-lugares.html

3. Como já escrevi há imensas garagens em Lisboa que foram convertidas em lojas, garagens de reparação, supermercados, armazéns, etc. Isso mostra bem como há tanta oferta na rua, que todos querem rentabilizar a sua garagem em vez de a usar.

4. relacionado com os outros acima (e vou fazer um post sobre isso), como a responsabilidade de arranjar lugares cabe a quem precisa deles, há imensas cidades onde é a própria iniciativa privada que arranja lugares. claro que isso não acontece em Lisboa, porque os donos dos automóveis não sentem necessidade, logo não há procura.

Unknown disse...

olha uma rua larga:

http://maps.google.com/maps?f=q&source=s_q&hl=en&geocode=&q=Lisbon,+Portugal&sll=37.0625,-95.677068&sspn=53.212719,114.169922&ie=UTF8&split=0&hq=&hnear=Lisbon,+Portugal&ll=38.716616,-9.129519&spn=0.025884,0.055747&z=15&layer=c&cbll=38.716701,-9.12956&panoid=7gAaJwB9MC27F88JhWg1Fw&cbp=12,183.98,,0,7.01

M Isabel G disse...

Tenho uma fotografia de Zurique que vou enviar

Xico205 disse...

O problema são os preços das garagens de recolha, como são poucas toca de especular ou mesmo de cartelizar, que até é proibido.

Não caí em ratoeira nenhuma, simplesmente a mim não me faz passar por parvo de certeza. Conheço tão bem ou melhor Lisboa que o senhor.

Vicent disse...

Não se pode dizer com tanta leviandade que garagens foram convertidas em lojas e supermercados…. Já não é a primeira vez que leio por aqui essa afirmação.

Apresentei um caso em Lisboa igual a todas as outras que colocou no seu post. Uma rua estreita, com pilaretes, onde se dá espaço ao peão e condiciona-se o automóvel. Não esquecer que no seu post dizia, e ainda diz: “não existe tal visão em nenhuma lugar de Lisboa.”
Agora gostava de ver um exemplo do que diz, ou seja, uma GARAGEM AUTÊNTICA que tenha sido convertida em loja.
Não esquecer que para funcionar como Garagem, o espaço deve estar destinado para tal desde a sua construção. Deve garantir condições de segurança fiscalizadas pelos bombeiros, ventilação, circulação de ar, etc, etc. Portanto, se apresentar um espaço que já foi Garagem e mantém condições para o ser, mas que foi convertido em loja, ficava agradecido.

Anónimo disse...

É pá ó Xico parte parquímetros aquele P-205 que estava outro dia ali estacionado ao pé de D. Estefânia é teu?

Miguel Carvalho disse...

ric.poh,
mas essa rua larga tem passeios largos também. é verdade que estão ocupados ilegalmente, mas o tema que eu queria abordar nestes posts era o excesso de estacionamento legal. todas as fotos que tenho mostrado, são estacionamento legal.

não é só no ilegal que Lisboa faz má figura.

Miguel Carvalho disse...

Vincent
dou-lhe mais uma dezena de exemplos numa rua apenas, aliás pequena, a Rua Óscar Monteiro Torres onde passo todos os dias.
Se alguma vez estiveram licenciados pelos bombeiros, não sei, mas se for à rua em causa (e aliás qualquer rua nas Avenidas Novas, Areeiro, Alameda, Chile, Campo de Ourique, etc) vai reparar que o lancil do passeio está inclinado em muitos locais onde há lojas. Isso indica que foi feito para ser garagem.


A Óscar Monteiro Torres no Street View

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=en&q=Av.+%C3%93scar+Monteiro+Torres,+S%C3%A3o+Jo%C3%A3o+de+Deus,+1000+Lisboa&sll=39.368279,-7.844238&sspn=8.846121,19.753418&ie=UTF8&cd=1&geocode=FYQsTwId04J0_w&split=0&hq=&hnear=Av.+%C3%93scar+Monteiro+Torres,+S%C3%A3o+Jo%C3%A3o+de+Deus,+1000+Lisboa&ll=38.743396,-9.140903&spn=0.000545,0.001206&t=h&z=20&layer=c&cbll=38.743396,-9.140903&panoid=OzioSou_em_kMy0RUz1T6A&cbp=12,311.7,,0,9.52

Xico205 disse...

Anónimo disse...
É pá ó Xico parte parquímetros aquele P-205 que estava outro dia ali estacionado ao pé de D. Estefânia é teu?

5:47 PM

Nunca parti nenhum parquimetro.
Se viste o carro entre 1989 e 1998 poderá ser.

Xico205 disse...

Dou o exemplo duma rua de Lisboa igual a essas todas de outros países:
http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+da+rosa&sll=39.639538,-7.849731&sspn=7.071377,14.040527&ie=UTF8&hq=rua+da+rosa&hnear=&ll=38.715435,-9.14571&spn=0,359.986289&z=16&iwloc=A&layer=c&cbll=38.713169,-9.145453&panoid=TYqrRbXM9Mm7yXO4sRY20A&cbp=12,351.72,,0,5


Porque eu não ando aqui a misturar alhos com bugalhos como faz o Miguel Carvalho.

Xico205 disse...

Aqui está mais uma rua identica ás das fotos do post:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&q=R.+Primeiro+de+Dezembro,+1200+Lisboa&sll=39.150298,-9.560852&sspn=0.418532,0.877533&ie=UTF8&cd=5&geocode=Fei6TgIddYd0_w&split=0&hq=&hnear=R.+Primeiro+de+Dezembro,+1200+Lisboa&ll=38.713995,-9.140325&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.714236,-9.140424&panoid=KIDQvH4F_beCKNB0Ko3SRw&cbp=12,153,,0,20.61

Xico205 disse...

Aqui está outra:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+do+passadi%C3%A7o&sll=38.713638,-9.140813&sspn=0.006647,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+do+Passadi%C3%A7o,+1150+Lisboa&ll=38.721797,-9.143736&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.721912,-9.143805&panoid=gN_YxVyOv_1WbL5PAsn0KA&cbp=12,344.44,,0,5.01

Xico205 disse...

outra:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=estrada+do+pa%C3%A7o+do+lumiar&sll=38.749615,-9.167812&sspn=0.006995,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=Estr.+do+Pa%C3%A7o+do+Lumiar,+Lisboa&ll=38.768272,-9.180396&spn=0,359.972577&z=15&layer=c&cbll=38.768171,-9.180501&panoid=1j8JqKHtJWUxw-BLBd2eIg&cbp=12,38.8,,0,20.33

Xico205 disse...

Mais uma:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=azinhaga+das+galhardas&sll=38.768171,-9.180501&sspn=0.01412,0.027423&ie=UTF8&hq=&hnear=Azinhaga+das+Galhardas,+Lisboa&ll=38.75482,-9.166074&spn=0,359.972577&z=15&layer=c&cbll=38.754632,-9.166014&panoid=qZrcdtOaRobyg-8XktkDgg&cbp=12,355.16,,1,2.13

Xico205 disse...

Vai mais outra:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=estrada+da+luz+78&sll=38.754217,-9.175043&sspn=0.027978,0.054846&ie=UTF8&hq=&hnear=Estr.+da+Luz+78,+S%C3%A3o+Domingos+de+Benfica,+1600+Lisboa&ll=38.750117,-9.172747&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.750377,-9.172912&panoid=QxJATrgtZFcpDVxBCykI0Q&cbp=12,344.8,,0,16.91

Xico205 disse...

Sai mais uma:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+emidio+santana&sll=38.792612,-9.150701&sspn=0.00664,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Em%C3%ADdio+Santana,+Charneca,+1750+Lisboa&ll=38.791989,-9.148068&spn=0.000882,0.001714&z=19&layer=c&cbll=38.791642,-9.148068&panoid=vEzehtw3SdMKHRWWBZx1tQ&cbp=12,52.27,,1,11.68

Xico205 disse...

Sai outra:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+presidente+arriaga&sll=38.775917,-9.189656&sspn=0.006992,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Pres.+Arriaga,+Lisboa&ll=38.71001,-9.164293&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.704492,-9.16432&panoid=CbK_IYryJt0pbMSM4vlfbw&cbp=12,82.02,,0,17.29

Xico205 disse...

Mais uma, o que vale é que não é dificil encontrá-las, a caixa de mensagens em espera é que já deve estar tão cheia que demoram a entrar:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+sao+domingos+%C3%A0+lapa&sll=38.711218,-9.162679&sspn=0.006647,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+de+S%C3%A3o+Domingos,+Lapa,+1200+Lisboa&ll=38.713978,-9.161718&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.708436,-9.161717&panoid=vGZ8LBdDociwQkxqpDRjpA&cbp=12,346.48,,0,11.56

Xico205 disse...

E sai mais uma:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+de+santa+marinha&sll=38.721261,-9.135389&sspn=0.006646,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+de+Santa+Marinha,+Lisboa&ll=38.714263,-9.130003&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.714339,-9.130146&panoid=NC9EKOOvh_H4TymTAX3Wbg&cbp=12,312.68,,0,5.08

Anónimo disse...

Mais uma que entretanto me lembrei:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+barao+de+sabrosa&sll=39.639538,-7.849731&sspn=7.071377,14.040527&ie=UTF8&hq=rua+barao+de+sabrosa&hnear=&ll=38.74016,-9.128437&spn=0,359.972577&z=15&iwloc=A&layer=c&cbll=38.736152,-9.128893&panoid=EzMb_p7eeMMZFuxs1JQYBQ&cbp=12,180,,0,5


Vá boa noite a todos, vou dar uma voltinha à rua.
Até amanha

El Xico disse...

Voltei e trago mais uma rua de Lisboa identica ás do post:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=cal%C3%A7ada+do+grilo&sll=38.73082,-9.121399&sspn=0.013157,0.027423&ie=UTF8&hq=&hnear=Cal%C3%A7ada+do+Grilo,+Lisboa&ll=38.730218,-9.108956&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.730136,-9.108885&panoid=Zy4jz3u3S191fDUr6bRYHA&cbp=12,317.93,,0,9.95

Pakito disse...

Mais uma:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+dinah+silveira+queiroz&sll=38.742967,-9.103783&sspn=0.006644,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Dinah+Silveira+de+Queiroz,+Lisboa&ll=38.745097,-9.112086&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.739584,-9.112094&panoid=G1PTSdOf77W0Ba6Zg96Xkg&cbp=12,65,,0,14.96

Xiki disse...

Mais uma, oferta da casa:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+dinah+silveira+queiroz&sll=38.742967,-9.103783&sspn=0.006644,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Dinah+Silveira+de+Queiroz,+Lisboa&ll=38.738938,-9.113374&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.738852,-9.11336&panoid=NJ8tPJoAurADuEjZqgg3wA&cbp=12,160,,0,14.96

Xikolaev disse...

Oferta da oferta:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+dinah+silveira+queiroz&sll=38.742967,-9.103783&sspn=0.006644,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Dinah+Silveira+de+Queiroz,+Lisboa&ll=38.737281,-9.113996&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.737419,-9.114001&panoid=NONcglnm91EXC1zycAS9rg&cbp=12,200,,0,14.96

Xicovsky disse...

Outro exemplo para repor a verdade:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=R.+Prof.+Carlos+Adelino+da+Palma,+Lisboa&sll=38.794149,-9.107366&sspn=0.006991,0.013711&ie=UTF8&split=0&hq=&hnear=R.+Prof.+Carlos+Adelino+da+Palma,+Ameixoeira,+1750+Lisboa&ll=38.787887,-9.158987&spn=0,359.972577&z=15&layer=c&cbll=38.787818,-9.159079&panoid=LIkAbkebDeRUqFE8wODYEg&cbp=12,223.59,,0,11.72

Pakonero disse...

Outra:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+de+campolide&sll=38.787576,-9.159293&sspn=0.014116,0.027423&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+de+Campolide,+Lisboa&ll=38.734335,-9.164572&spn=0,359.945154&z=14&layer=c&cbll=38.734452,-9.164665&panoid=9JbWhIvZnlgGjRJT7Kn9WQ&cbp=12,326.17,,0,-1.95

Já agora informo que o edificio do lado esquerdo já n existe.

Xico205 disse...

Continuação do meu papel de guia, por uma Lisboa pelos vistos desconhecida para o Miguel Carvalho:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rua+pedreira+fernandinho&sll=38.7339,-9.173048&sspn=0.006997,0.013711&ie=UTF8&hq=&hnear=R.+Pedreira+Fernandinho,+Lisboa&ll=38.723739,-9.169829&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.723884,-9.169921&panoid=sE33000Wcwi-yqGRDlxOOg&cbp=12,159.16,,1,5.06

Va para fora ca dentro disse...

E com esta me despeço, porque já passeámos muito por Lisboa por ruas sem carros estacionados e passeios:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&q=R.+do+Rio+Sado,+Carnide,+1600+Lisboa&sll=38.7419,-9.162769&sspn=0.052619,0.109692&ie=UTF8&cd=3&geocode=FX6fTwIdxchz_w&split=0&hq=&hnear=R.+do+Rio+Sado,+Carnide,+1600+Lisboa&ll=38.772605,-9.189205&spn=0,359.986289&z=16&layer=c&cbll=38.772545,-9.189372&panoid=DO_hZiZvONyWGx3OMrEOPQ&cbp=12,26.33,,1,6.24

Miguel Carvalho disse...

xikinho,

porque não aceitas o repto contrário, e encontras algo como a rua lisboeta na foto, "lá por fora"?

Anónimo disse...

É pá ó Xico andas por aqui a escrever que estragas parquímetros e depois tens a memória curta e nem sabes onde estacionas o pópó e tens mesmo a certeza que o 205 é à prova de riscos? Bate mas é a bolinha mais baixa

Xico disse...

Aqui está um exemplo de Paris:

http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=rue+75018+paris&sll=48.867368,2.333994&sspn=0.022189,0.054846&ie=UTF8&hq=rue&hnear=75018+Paris,+Fran%C3%A7a&ll=48.864476,2.3465&spn=0,359.945154&z=14&layer=c&cbll=48.864437,2.346664&panoid=5eVO_wmsbHyLGuLm0ZeL6w&cbp=12,18.5,,2,5.05

Miguel Carvalho disse...

Xico,
o seu nível de seriedade é tão baixo, que eu vou voltar à minha política de o ignorar.

Xico disse...

Miguel Carvalho disse...
Xico,
o seu nível de seriedade é tão baixo, que eu vou voltar à minha política de o ignorar.

3:21 PM

Porquê?

Xico disse...

Anónimo disse...
É pá ó Xico andas por aqui a escrever que estragas parquímetros e depois tens a memória curta e nem sabes onde estacionas o pópó e tens mesmo a certeza que o 205 é à prova de riscos? Bate mas é a bolinha mais baixa

9:40 AM

Cita a fonte onde te inspiraste!
Queres andar a estragar carros, estraga; mas se alguem te vir corres serios riscos de ficar com hematomas e inchaços pelo corpo todo enquanto te tentas explicar, corres riscos de andar alimentado a soro umas semanas.
Já te disse que n moro na Estefania.

Xico disse...

Aqui estão os passeios da Av. das Forças Armadas que o Miguel Carvalho não vê! Agora digam-me quem é que é mentiroso!!!!


http://maps.google.pt/maps?f=q&source=s_q&hl=pt-PT&geocode=&q=estrada+das+laranjeiras&sll=39.639538,-7.849731&sspn=7.071377,14.040527&ie=UTF8&hq=&hnear=Estr.+das+Laranjeiras,+Lisboa&ll=38.753749,-9.165602&spn=0,359.972577&z=15&layer=c&cbll=38.742829,-9.165808&panoid=7usT1JOIsGXFqNQ1LwbiDw&cbp=12,62,,0,0.69


Espero que isto seja aprovado para todos verem a verdade.

lmm disse...

Posso não concordar com o estilo, mas em termos de conteúdo não há dúvida que o Xico deu exemplos de sobra para contrariar a a opinião de que "lá fora" as coisas são sempre melhores. Uma coisa que se faz neste site - que consulto com frequÊncia e aprecio bastante - é tirar UM exemplo mau de Lx e comparar com UM exemplo bom "estrangeiro". Isso é desonestidade intelectual.

Posso dar o exemplo da Alameda dos Oceanos e comparar com o que quer que de outra cidade, como exemplo positivo de Lx.

Cumpts,

Luís Miguel Marques

Cumprimentos

Miguel Carvalho disse...

lmm,
ainda estou à espera de um exemplo que "lá de fora" que seja tão mau como o de Lisboa. E olhe que de Lisboa arranjo dezenas, e piores que este.

lmm disse...

Miguel Carvalho,

Sei perfeitamente que em Lx há centenas de exemplos degradantes, e que me incomodam muito. O que contesto é a identificação desses exemplos, compará-los com outros, e fazer da parte o todo! A ideia que passa aqui é que em Lx tudo o que se faz é mau, quando essa não é a verdade. Devem ser identificados esse exemplos, óbvio, mas com o devido contexto.

Confesso que uma das características "nossas" que mais me incomoda, é a falta de auto-estima, acharmos que aquilo que fazemos nunca é suficiente. O sentimento de inferioridade que se materializa na clássica expressão "isto só em Portugal..." que me arrepia!

Abraço

Luís Marques

Xico disse...

Obrigado lmm, mais uma pessoa que concorda com o que eu escrevo, mais alguem com bom senso, é sempre de louvar!


Agora percebo o coment do Miguel Carvalho. Alguns angulos da camera que eu selecionei no street view não ficaram gravados. O de Paris foi um deles. Pena, agora já n me lembro do nome da rua.

Mas exemplos iguais ao da foto ha um pouco por toda a Paris, Roma, todas as cidades de Italia Espanha, Inglaterra, Irlanda etc.


Mas o que é que isso interessa? Quantos mais lugares para estacionar melhor. Só um piço q n sabe conduzir é q pode estar contra. Tenho que lhe oferecer o meu carro de Formula 1 a pedais que eu andava qd tinha 3 anos para o Miguel Carvalho se deslocar.

Miguel Carvalho disse...

Luís Marques,

nem imagina como concordo consigo no que toca à falta de auto-estima e às generalizações fáceis. Já aqui tive várias discussões em que tomei a sua posição.

Infelizmente no caso da mobilidade, Lisboa está mesmo no fosso. Eu não posso colocar num post todas as ruas estreitas de todas as cidades europeias, mas garanto-lhe duas coisas sobre este post.
1. Nas cidades estrangeiras, escolhi uma rua estreita totalmente ao calhas (na foto de satélite nem dá para ver se há estacionamento). Em Lisboa seria difícil apanhar um bom exemplo ao calhas.
2. Não encontrará um exemplo tão mau como o de Lisboa nas outras cidades. Procurei durante um longo tempo e não encontrei.

Outro exemplo, relacionado com o primeiro post desta série (4 faixas estacionamento em ruas de bairro). Procurei uma meia hora e apenas descobri um exemplo em Madrid. Em Lisboa há dezenas de ruas assim.

Isto tudo para lhe garantir que não estou a cometer uma generalização abusiva (algo que abomino).

Abraço