01/04/2013

RIBEIRA DAS NAUS | Degraus irregulares de acordo com a lei em vigor e Superficie Escorregadia "politicamente incorrecta"




Chegado por e-mail:


«Boas,

Junto aqui algumas notas sobre o "novo" espaço inaugurado recentemente de uma das fases da Ribeira das Naus, onde alguns aspectos técnicos (obrigatórios) de desenho de espaço público de qualidade não estão presentes.

1. Degraus sem faixas anti-derrapantes e contrastantes de acordo com o normativo técnico obrigatório patente no Dec-Lei 163-2006 - Condições de Acessibilidade em Espaço Publico - Normas técnicas

Secção 1.3 - Escadarias na Via Pública
1.3.1 As escadarias na via pública devem satisfazer o especificado na secção 2.4 e as seguintes condições complementares:
1) Devem possuir patamares superior e inferiror com uma faixa de aproximação constituída por um material de revestimento de textura diferente e cor contrastante com o restante piso;

....

Secção 2.4 - Escadas
2.4.3 Os degraus das escadas devem ter:
...

5) Faixas antiderrapantes e de sinalização visual com uma largura não inferior a 0,04m e encastradas junto ao focinho dos degraus.

2. Superfície escorregadia
Material escolhido e/ou o acabamento é no mínimo discutível atendendo à proximidade ao rio que consequentemente fará com que os pavimentos estejam muitas vezes humidos ou molhados (acrescente-se a probabilidade do aparecimento de limos como é natural nestas zonas juntas ao rio)

O curioso é que alguém entendeu ser um risco relevante e executou o aviso

No entanto para foi incómoda a ideia de uma obra ter originado um problema logo na concepçao e escolha do material? De seguida a "superfície escorregadia" do aviso foi tapada com fita branca. ( a tradução em Ingles não foi, será que os turistas processam mais?)

Solução: As pedras devem ser escolhidas em função da sua textura e respectivo acabamento (clivado, bujardado, etc) de forma a garantir melhor aderência para cada situação onde são aplicadas.


3. Outros
Grelhas de protecção de caldeiras, tem espaçamento muito perto dos 2cm máximo permitido por lei e estão colocadas na direcção da passagem. E como boa prática deverá ser colocadas perpendiculares ao direcção da passagem.

Isto constitui um problema para as rodas de carrinhos de bebes, cadeiras de rodas e bicicletas.

Solução: Malha mais apertada recticular de preferencia ou aglomerados de gravilha (tipo terraway) que garantem superficie regular mas ao mesmo tempo perméavel

Ressaltos no pavimento sem marcaçao distintiva etc, tornam este espaço pouco acessivel olhando para a legislação em vigor.

Solução: Ressaltos são muito pequenos poderiam ter sido compatibilizados correctamente com pendentes suaves no pavimento. Na impossibilidade de remoção deverão ser assinalados com faixas constratantes.

Cumprimentos,
António Pedro Figueiredo»

Sem comentários: