23/03/2016

Câmara de Lisboa já arrecadou 1,1 milhões de euros com taxa turística sobre dormidas


In Observador/LUSA (23.3.2016)
«A Câmara de Lisboa já arrecadou 1,1 milhões de euros com a cobrança da taxa turística nos hotéis e estabelecimentos de alojamento local, anunciou esta quarta-feira o vereador das Finanças, considerando que a aplicação corre “em linha com o planeado”.

“Neste momento, o município já tem submetidos 1,1 milhões de euros. Já estão todos os hotéis [196] registados na plataforma e mais cerca de 2.100 alojamentos locais”, disse o responsável pelo pelouro das Finanças, João Paulo Saraiva, que falava na reunião pública do executivo.

Aprovada em 2014, a Taxa Municipal Turística começou a ser aplicada a 01 de janeiro passado sobre as dormidas de turistas nacionais (incluindo lisboetas) e estrangeiros nas unidades hoteleiras ou de alojamento local, sendo cobrado um euro por noite até um máximo de sete euros.

A autarquia, de maioria PS, espera arrecadar uma receita de 15,7 milhões com a taxa turística este ano, valor que reverte para um fundo turístico criado para financiar investimentos na cidade.

João Paulo Saraiva disse anteriormente à Lusa estar em negociações com plataformas ‘online’ para aluguer de casas para turismo, como o Airbnb e o HomeAway, para cobrar a taxa, mas não revelou mais pormenores sobre essa situação. [...]»

1 comentário:

Filipe Melo Sousa disse...

O trabalho e incómodo de processar e entregar este mini-imposto a milhões de turistas, diluído por todos os hotéis e turistas, supera em largos múltiplos a receita que a CML recebe. É um exemplo soberbo de um desmultiplicador keynesiano