06/06/2016

Fachadas do MNAA


Exmo. Senhor Ministro da Cultura
Dr. Luís Castro Mendes


C.c. MNAA

No seguimento do que temos feito desde há já alguns anos a esta parte, serve o presente para alertarmos Vossa Excelência, para o estado lastimável das fachadas do Museu Nacional de Arte Antiga, que não são objecto de obras de restauro e conservação desde há demasiado tempo.

Com os melhores cumprimentos

Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho e Fernando Jorge

...

Resposta da DGPC:

Exmos. Senhores,


Encarrega-me a Senhora Diretora-Geral do Património Cultural de vos enviar a resposta à questão formulada, por email, pela vossa Associação Fórum Cidadania, relativa às fachadas do Museu Nacional de Arte Antiga, informando que teve inicio no presente mês a empreitada de “Recuperação das fachadas Sul e Este do corpo do antigo “Palácio Alvor”, com o apoio do Fundo de Reabilitação e Conservação patrimonial, estando em preparação o caderno de encargos para a recuperação da fachada Norte do corpo do Antigo Palácio do Alvor”.

Com os melhores cumprimentos,

Carlos Correia Martins
Assessoria Imprensa
Direção-Geral do Património Cultural / DGPC

4 comentários:

Alvaro Pereira disse...

É uma pena, para não dizer uma vergonha, que o nosso museu nº1 esteja neste estado. Umas obras de restauro não devem ser muito dispendiosas!

Pelos menos não devem custar tanto quanto a possível reconstrução de raiz do Palácio das Tulherias em Paris; os franceses vão reconstruí-lo porque já não há mais espaço no Louvre para todas as obras de arte que possuem.

Anónimo disse...

Na altura em que fizessem essas obras de restauro, este blog ia postar fotos dos andaimes e condenar a "vergonhosa reabilitação do Museu de Arte Antiga", porque os caixilhos da janelas tinham sido alterados.

Anónimo disse...

Apesar de reconhecer o estado lamentável das fachadas do MNAA, parece-me que algumas destas fotografias foram "trabalhadas" de forma a acentuar o estado de degradação.

LuisY disse...

A fachada do lado Sul do MNAA está já a ser arranjada e a caixilharia mantida em madeira. Já agora adianto que a Capela das Albertas, que faz parte do Museu foi também toda arranjada e em breve será novamente mostrada ao público.

Cumprimentos