28/06/2016

Palacete em Alpiarça - pedido de info à CMA

Enviado a 23.6.2016:

Exmo. Senhor Presidente
Dr. Mário Fernando A. Pereira

Vimos pelo presente solicitar a V. Exa. que nos informe se a Câmara Municipal de Alpiarça está a ponderar intervir de algum modo no sentido de garantir a salvaguarda do belo e “sui generis” palacete, de que anexamos algumas fotos retiradas da Net.

Com efeito, a nosso ver, trata-se de um edifício bastante invulgar, característico contudo da arquitectura de transição séculos XIX-XX, cujas construções foram outrora sobejamente afamadas na região, neste caso um edifício complementado com uma componente quinta-agrícola, com adega, cocheiras e cavalariças.

Gostaríamos de saber, portanto, se é intenção da Câmara Municipal de Alpiarça expropriar, tomar posse administrativa ou, simplesmente, adquirir o imóvel - antes que o mesmo seja irrecuperável ou entre em colapso -, reforçando assim o roteiro histórico-patrimonial do concelho.

Com os melhores cumprimentos


Paulo Ferrero, Bernardo Ferreira de Carvalho, Luís Marques da Silva, Beatriz Empis, Maria do Rosário Reiche, Fernando Jorge, Júlio Amorim, Martim Galamba, Rui Martins, Jorge Santos Silva e Filipe Lopes

...

Resposta do Sr. Presidente da CM Alpiarça (27.6.2016):

Ex.mos Srs


Na sequência da V/ comunicação, cumpre-me informar que não é uma prioridade desta Câmara Municipal a aquisição e a posterior recuperação do edifício, apesar da sua indiscutível importância, a diversos níveis - arquitectónico, cultural, urbanístico, etc. -, sobretudo pela extrema contingência colocada pela difícil situação financeira do Município.

No entanto, após a recepção da V/ comunicação, despachei o assunto para os serviços técnicos da Câmara, no sentido de se proceder a uma avaliação do imóvel.

Com os meus cumprimentos,

O Presidente da Câmara

Mário Pereira

1 comentário:

Anónimo disse...

Edifício bonito