19/06/2016

E agora, tamnbém vão abater as restantes árvores da Av. Fontes Pereira de Melo?

Se já nada se pode fazer pelos 3 choupos, que a coberto da noite a CML abateu, apesar das diversas tentativas feitas para o evitar, desde a informação que voluntariosamente um cidadão fez junto do choupo mais antigo plantado na Av. Fontes Pereira de Melo, iniciativa à qual a imprensa deu a devida divulgação, ou aos requerimentos solicitando a classificação dos três choupos negros como arvoredo de interesse público, a pergunta quer fica é se estarão seguras as outras árvores que restam na Av Fontes Pereira de Melo, sejam as que estão no quarteirão do Imaviz e Fórum Picoas, sejam principalmente as que se encontram entre o Fórum Picoas e a Praça Duque de Saldanha.

Como as 3 árvores agora abatidas, estas 4 também aparentam estar de boa saúde, mas parecem estar no caminho no caminho de alguém, para quem os interesses de uns poucos se têm sobreposto aos interesses da cidade

Não está em causa saber se depois destas intervenções no eixo central em geral e particularmente na Av. Fontes Pereira de Melo, o número de árvores vai aumentar substancialmente (com o qual naturalmente me congratulo), mas sim se as razões agora invocadas no abate destas árvores justificam os fins que se pretendem alcançar.

Por fim é importante não esquecer, que “o projeto previa manter as árvores existentes” e que “inclusive nas ilustrações aparecem” essas espécies. Mais uma razão para temer pelas àrvores que ainda ficaram de pé. É pois importante que a CML venha esclarecer sem margem para dúvidas e rapidamente, se há previsão de serem abatidas mais árvores em toda a extensão da intervenção em curso no eixo central e se sim, quais são e quais as razões para o abate de cada uma.

5 comentários:

Anónimo disse...

Terão de ver nas plantas e textos quais as espécies escolhidas. Se por exemplo escolheram outra espécie para esses alinhamentos, então essas serão abatidas. Outro detalhe importante a ter em conta: se escolheram espécies de folha caduca, geralmente crescem rápido. Folha perene são de crescimento lento.

Anónimo disse...

Vão plantar 700 árvores, mas isso não vos interessa. Interessa é chorar por 4.

Anónimo disse...

Já deviam estar abatidas há mais tempo. Cada uma pior que a outra.

Anónimo disse...

Depois de Monsanto quantos Parques foram plantados em Lisboa ?
Pinhal de Leiria ?
Porque somos tão ignorantes?
Vamos ao estrangeiro e que comparações fazemos?
Talvez se contem os centros comerciais.
Para que serve o CO2 ?

Anónimo disse...

O QUE SE PODE ESPERAR DE UM POVO QUE NÃO RESPEITA AS SUAS ÁRVORES ?

João Pinto Soares