25/12/2007

Talvez......


Fotografia: Dorothea Lange, 1936

........nesta quadra de excessos, seja bom
relembrar, por a nossa cidade e esse mundo,
os muitos.........que pouco ou nada tiveram.

3 comentários:

Anónimo disse...

sim, e se eu viver bem devo auto-flagelar-me? e pedir desculpa lá porque os outros não souberam fazer nada da vida deles?

Anónimo disse...

"souberam fazer nada da vida deles" ??
Esta mulher a a sua família eram agricultores, que durante a grande depressão nos Estados Unidos, na década de 30, foram obrigados a deixar as suas terras, devido a uma seca prolongada, e uma erosão terrível.
Milhares de famílias movimentaram-se para o Oeste, à procura de outra subsistência, numa tentativa de fugir a esta pobreza absoluta.
Isto é só um exemplo, de alguns, que "não souberam fazer nada da vida deles".

JA

Filipe Melo Sousa disse...

Concordo. Não souberam amealhar durante o tempo das vacas gordas (anos 20), colocaram todos os ovos no mesmo cesto. E apesar de estarem em pobreza absoluta nos estados unidos dos anos 30, tinham mais poder de compra que 95% do restante planeta. E viviam de certeza melhor que na união soviética. Miséria.. lol. Ainda se tivessem ido buscar as mortes de fome na ucrânia dos anos 20-30 aí sim concordaria. De qualquer forma não percebo o propósito deste post aqui.

A agricultura é como qualquer actividade, tem uma componente de risco. Se o empreendedor achar que essa componente não é bem remunerada, deverá investir noutra actividade. Infelizmente continuamos com a mentalidade de que os agricultores devem lucrar nos anos bons, pedir indemnizações nos anos maus, receber subsídios para produzir, receber outros para destruir as culturas, para arrancar vinhas etc..

No fim o consumidor e o contribuinte pagam a factura deste desperdício todo.