28/03/2008

Aljazeera arrasa CML, mas elege um "herói": Sá Fernandes

In Público (28/3/2008)

«"Esta história não é sobre o novo homem [na Câmara de Lisboa], nem sobre o anterior, mas sim sobre o homem que fez cair o castelo de cartas, José Sá Fernandes". Este podia ser o início da biografia do vereador dos Espaços Verdes da autarquia lisboeta, mas na verdade é a deixa com que a versão britânica do canal de televisão árabe Aljazeera introduz uma reportagem de 15 minutos sobre Sá Fernandes que transmitiu esta semana.
O destaque do programa People and Power (Pessoas e Poder) foi o que diz ser a luta do eleito do Bloco contra a corrupção no caso da permuta de terrenos com a Bragaparques, que fez cair o executivo camarário de Carmona Rodrigues.
"Portugal é um dos países mais pobres da Europa" graças à corrupção, diz a Aljazeera, mas "parece que há um sítio que concentra tudo o que há de errado e corrupto na vida pública portuguesa": a Câmara de Lisboa. "O próprio presidente foi forçado a demitir-se devido a múltiplos casos - digamos apenas - de negócios imobiliários algo questionáveis", ironiza a pivot. Mas nem tudo é negativo, continua, há Sá Fernandes, "o homem que denunciou mais actividades corruptas na vida pública de Lisboa do que qualquer outra pessoa". "O People and Power foi conhecê-lo".
E é por Lisboa ("a capital portuguesa é como muitas das suas fachadas: já viu melhores dias", diz a Aljazeera) que surge Sá Fernandes com o irmão Ricardo. "Juntos enfrentaram uma das maiores empresas do país: a Bragaparques". E a luta compensou: o homem "escolhido a dedo pelo primeiro-ministro" para pôr fim à crise em Lisboa deu-lhe um "importante pelouro" e um "desafio demasiado grande para um homem só", remata a Aljazeera. Catarina Prelhaz
O vereador dos Espaços Verdes enfrenta agora um "desafio demasiado grande para um homem só", diz a Aljazeera»

Não sei se será motivo para regozijo ou para corar.

6 comentários:

Anónimo disse...

...sem dúvida para corar...e bem.

JA

daniel costa-lourenço disse...

Considerar Sá Fernandes um herói é duvidoso, mas as considerações feitas à CML, essas sim, são de uma vergonha sem dúvidas.

Filipe Melo Sousa disse...

É sempre bom saber quem são os amigos do Ze. Não que os seus actos não sejam já por si esclarecedores.

Anónimo disse...

Este canal perdeu a sua credibilidade.

Anónimo disse...

esse não é o canal dos terroristas...

é só mais um...

Anónimo disse...

É de pasmar que não haja um comentário de apreço por Sá Fernandes e,desse modo, se coloquem do lado da corrupção...


3-4-08 Lobo Villa