14/03/2008

Lisboa/Cheias: Plano apresentado


"Alcântara é a zona onde o Plano de Drenagem de Lisboa prevê gastar mais dinheiro: quase 60 milhões de euros para recuperar as infra-estruturas de drenagem de água mais envelhecidas da cidade e com menos capacidade de escoamento.


No plano elaborado pela equipa do consórcio Chiron/Engidro/Hidra, a que a Agência Lusa teve acesso, as soluções propostas para Alcântara totalizam um investimento de 59,6 milhões de euros, equivalente a 64 por cento do investimento total, superior a 93 milhões de euros.


Do valor total do plano, as maiores fatias vão para estruturas de armazenamento de água (22,5 milhões de euros) e reforço da rede (21 milhões). 19,3 milhões destinam-se a separação de redes, 13 milhões vão para desvio de caudal entre bacias e 2,1 milhões de euros servirão para beneficiação das descargas no rio Tejo.


O plano prevê ainda gastar 7,9 milhões de euros em medidas de controlo na origem, destinadas a atrasar a entrada das águas no sistema de drenagem, promovendo a sua infiltração no solo, e 7,2 milhões na desconexão de zonas baixas, separando as redes que vêm da zona alta das que drenam a água que cai na zona baixa". in http://www.sapo.pt/


Agora para o problema ficar resolvido é só impermeabilizar ainda mais o vale de Alcântara e Monsanto com mais construções e estradas......

2 comentários:

Anónimo disse...

...se houvesse menos impermeabilização de solos na cidade haveria naturalmente menos problemas com inundações
...e não seria necessario recorrer a estas obras tão dispendiosas

Anónimo disse...

Concordo. Existem demasiados solos impermeabilizados na cidade. A Baixa, por exemplo: porque razão a maioria dos arruamentos ainda apresentam pavimentos impermeáveis? Esperemos que o falado Plano para a Baixa-Chiado inclua uma melhoria substancial da permeabilidade dos arruamentos e interior de quarteirões.