12/06/2008













No dia 5 de Junho comemorou-se o dia Mundial do Ambiente. Em Lisboa, entre outras iniciativas, houve actividades no Espaço Monsanto. Eram dezenas (centenas?) de crianças acompanhadas de educadores que estavam no interior e jardins deste equipamento situado no Parque Florestal de Monsanto onde inclusivamente se encontrava uma carrinha biblioteca com mesas e cadeiras para se poder ler em sossego.

Estas crianças participavam nas comemorações do dito dia, com acções de sensibilização ambiental, brincadeiras, leitura e outras actividades. Ao mesmo tempo, ao lado, no Clube Português de tiro a chumbo, com a conivência de sempre por parte da CML e da maioria dos seus vereadores umas quantas pessoas incomodavam estas mesmas crianças com tiros de caçadeira, poluíam os solos com chumbo e punham em perigo a sua integridade física (as redes de “protecção” já de si ineficazes quando estavam boas, estão completamente destruídas e inutilizadas e demonstram bem a arrogância de quem nada teme e pelos vistos não virá a temer).

Já aconteceram acidentes, felizmente não muito graves, devido ao chumbo que sai para fora das redes, o que se pergunta é: Se acontecer um acidente grave quem se responsabiliza? Os vereadores que votaram contra o fecho do campo de tiro? As forças políticas e seus representantes que permitem a presença ILEGAL do Clube de Tiro e o perpetuar desta situação?

Isto representa uma total incoerência e uma tremenda falta de respeito por quem ali estava, pelas crianças, pelos adultos e sobretudo por quem ensinava e sensibilizava os visitantes para as boas praticas ambientais.


A Plataforma por Monsanto

Lisboa, 11 de Junho de 2008

4 comentários:

Anónimo disse...

É preciso Chamar os bois pelos nomes, quem foram os vereadores que se opuseram a que o Campo de Tiro de Monsanto fosse encerrado.

Não basta denunciar, há que denunciar publicamente os vereadores que são responsaveis por esta situação, por terem votado a favor das pretenções do Campo de tiro de Monsanto.

Desafio o A. Lourenço a colocar aqui os seus nomes

Anónimo disse...

Votaram a favor ou abstiveram-se da continuação do funcionamento do campo de tiro, até nova resolução quedeverá ser definitiva, por proposta do PSD: Cidadãos por Lisboa, 1 vereador socialista, Lisboa com Carmona, PCP.
Votaram contra: Sá Fernandes e os restantes vereadores do PS.

Cidadãos e PCP justificaram a sua posição dizendo estar em causa o pagamento de salários a trabalhadores, treino de olímpicos e testes. PSD e Lisboa com Carmona ( Pedro Feist também votou a favor embora muitas vezes tenha criticado o CT e penso ter sido ele a acabar com o tiro aos pombos) porque sempre foram a favor e estão-se ralando para os impactos, vereador Socialista não sei.

Quanto aos motivos de cada qual cada um que tire as suas conclusões. A PM na altura emitiu um comunicado condenando o resultado desta votação com o qual concordo. As justificações são fracas e só contribuem para perpetuar o problema. Também a transferência, em estudo, para o outro lado do caminho florestal em Monsanto é inconcebível mas temo que tenha a concordância dos responsáveis por esta decisão. Espero que na altura de uma
decisão final todos os que têm defendido a retirada daquele equipamento de Monsanto assumam as suas responsabilidades não permitindo que o mesmo continue em Monsanto..

Se me enganei em alguma coisa peço desculpa e desde já que me esclareçam.


A. Lourenço

Anónimo disse...

quanto á vergonhosa permissão do festival "deltatejo" apenas votaram contra os cidadãos por lisboa.


A. Lourenço

Anónimo disse...

ó anónimo, olha que é pretensão e não 'pretenção', ou querias dizer pertençam? LOL