14/10/2009

Câmara obriga Colégio Moderno a retirar vedação na Alameda da Universidade

In Público (14/10/2009)
Por José António Cerejo


«A Câmara de Lisboa comunicou ao Colégio Moderno, propriedade do ex-Presidente da República Mário Soares, da mulher e dos filhos, que tinha de remover uma vedação metálica construída abusivamente em terrenos da Universidade de Lisboa, quase em frente à Torre do Tombo.

A vedação, com perto de dois metros de altura e cem de comprimento foi erguida pelo colégio no final de 2008, a cerca de 60 centímetros dos altos muros do infantário que ali possui, sem que tenha sido solicitada qualquer autorização à universidade, conforme a reitoria confirmou, quando o PÚBLICO noticiou o caso em Janeiro. A gerência da escola, solicitada a explicar a sua intervenção em terrenos públicos, não forneceu qualquer informação.

Há cerca de um mês, a vedação, que assentava em vigas metálicas com sapatas de betão, foi arrancada, ao mesmo tempo que a câmara ali iniciava uma vasta requalificação dos espaços públicos que ladeiam a Alameda da Universidade e eram usados para estacionamento desregreado.

Questionado pelo PÚBLICO, o gabinete do vereador José Sá Fernandes informou que as obras em curso no local se enquadram num protocolo celebrado com a universidade em 2001. Sobre a retirada da vedação particular ali instalada ilegalmente, a mesma fonte indicou, por escrito, que "após notificação pela CML, o Colégio Moderno concordou e pagou a remoção desta vedação, que foi executada pelo empreiteiro da obra".

O texto adianta que "as razões que motivaram a remoção desta vedação são óbvias, encontrava-se implantada na zona de intervenção, e em terrenos que são propriedade da Universidade de Lisboa".»

Sem comentários: