05/10/2010

A República Portuguesa faz 100 anos

10 comentários:

Marco disse...

Não sei até que ponto é que o estado ou a sociedade é responsável pelos sem-abrigo. Sou daqueles que acreditam que dorme-se na rua porque se quer, porque se desistiu da vida, porque obviamente não souberam manter laços familiares ou amizades que os podesse ajudar ou acolher.

A única coisa errada que vejo aqui é não haver uma lei que proiba este tipo de "acampamento" em espaços públicos. Devia ser obrigatório o uso dos espaços que existem para este tipo de situações e quem se recusasse a única alternativa seria prisão.

Não há desculpa para esta gente. E poupem-me os comentários dos seus defensores.

susana disse...

Até que posso compreender - quiçá concordar - com parte da análise causal. Mas acho-a redutora. Talvez eu esteja enganada. De qualquer das formas, chamo a atenção para o que a história nos ensina: acho que foi mais ou menos assim que um tal de Adolf Hitler começou também por resolver tratar do problema de uma certa categoria de cidadãos que o incomodavam...

susana disse...

P.s.
De qq das formas tb me parece que as(?) raparigas (?) da foto não sejam sem abrigo. Serão?

Xico205 disse...

Estes não são sem-abrigos tradicionais. São jovens com uma ganda bebedeira que não se aguentaram acordados até chegar o transporte publico que os leva a casa. Entretanto ficou dia.

Unknown disse...

Sem comentários de facto, tanta é a estupidez!
e a culpa não é da Republica, deste e dos outros postes acima.É da ignorância de 40 anos de fascismo e deste lobby centralão( PS,PSDe CDS ) que nos governa há 30 anos), que tudo tem comido e destruído para alimentar a sua enorme clientela.E nossa que os apoiamos e lhes damos o poder. Podíamos ser um país do caraças, porra.

Anónimo disse...

Claramente, o Marco nunca conheceu ninguém com problemas psicológicos que não são fáceis de resolver e para os quais o estado não dá o mínimo apoio.

Eu acho incrível como é que alguém acredita que as pessoas estão plenamente em controlo de si próprias e do seu destino. Nunca devem ter estudado uma linha sequer de qualquer material cientifico que lhes desenvolvesse minimamente o pensamento.

Basta termos uma malformação microscópica numa fina camada de células localizada imediatamente acima da cavidade nasal para começarmos a perder o controlo de nós próprios aquando da puberdade.

E os que foram abusados na sua infância e ficaram com o seu desenvolvimento pessoal e social irremediavelmente prejudicado?

É tudo muito fácil quando não se tem nenhum problema.

Jose S. Clara disse...

Eu cá aproveito para comentar (ao lado) que - como se comprova pela foto - as iluminações de Natal estão a chegar. Antes do fim de Outubro devem estar montadas, pelo andar da coisa...

Xico205 disse...

Bigalface disse...
Sem comentários de facto, tanta é a estupidez!
e a culpa não é da Republica, deste e dos outros postes acima.É da ignorância de 40 anos de fascismo e deste lobby centralão( PS,PSDe CDS ) que nos governa há 30 anos), que tudo tem comido e destruído para alimentar a sua enorme clientela.E nossa que os apoiamos e lhes damos o poder. Podíamos ser um país do caraças, porra.

9:43 PM
--------------------------
Ignorancia é chamar fascismo ao Estado Novo!!!
O CDS não é centro. É direita. E muita da porcaria de leis que temos e das nacionalizações e reformas agrarias que tivemos foram os comunas que as meteram!!! Mas isso não convem dizer quando se é faccioso não é?!!!
Vê-se para onde as politicas de esquerda de rendimentos minimos e subsidios para ir à casa de banho e de invalidez para quem parte uma unha ou para quem tem queda de cabelo atiraram o país!!!

Quanto ao podiamos ser um país do caraças, tambem concordo e até acho que somos, há melhores mas tambem há muito piores, pelo que a balança até fica equilibrada. Mas a politica dos ultimos anos só tem atirado Portugal para o fosso nisso tambem concordo. O ultimo primeiro ministro de jeito foi o Cavaco, a partir daí cada um é pior que o outro.

Anónimo disse...

". São jovens com uma ganda bebedeira que não se aguentaram acordados até chegar o transporte publico que os leva a casa."

Quando sais à noite costumas ver muita gente de mantinha na mão para o caso de adormecer na rua?

Xico205 disse...

Por acaso até vejo. Ainda para mais quando os assistentes sociais de diversas instituições as oferecem. E tambem vejo imensa gente a dormir à porta dos transportes da manhã para regressar a casa. E tambem vejo os trabalhadores destes eventos a trabalhar quase 24 sobre 24 horas para que tudo fique pronto a tempo e eles tambem dormem vê lá tu! Assim como no Verão vi na televisão bombeiros a dormir na estrada e nas carrinhas porque já estavam a combater o fogo à varios dias...
Ontem quando fui ao hospital de Sta Maria visitar uma prima internada, tambem vi uma familia enorme de ciganos acampada no jardim do hospital porque não podem estar longe do familiar doente. Tambem são sem-abrigo?