Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
07/07/2012
O barco que Isabel II usou no Jubileu vai reinar no Douro.
O barco que Isabel II usou no Jubileu vai reinar no Douro Por Fugas in Público 06.07.2012 A Douro Azul anunciou ter adquirido o "Spirit of Chartwell", um barco-hotel que recentemente esteve sob os holofotes mundiais: foi declarado barcaça real e escolhido para transportar a rainha Isabel II pelo Tamisa durante as celebrações do Jubileu. Em Setembro, muda-se para o Douro.
O director-geral da Douro Azul, Mário Ferreira, confirmou que a empresa, que explora navios turísticos, adquiriu o "Spirit of Chartwell", um barco-hotel com chancela de realeza. Este "barco luxuoso ao qual já não chegam estrelas para classificar", conforme o resumiu Ferreira à Lusa, integrará o portefólio da empresa, passando a realizar cruzeiros turísticos no Douro. Bruno Ribeiro, do departamento de comunicação da Douro Azul, avançou à Fugas que o barco chegará no início de Setembro.
O "Spirit of Chartwell", habituado a viagens clássicas e de luxo pelas memórias do Tamisa, pertencia à companhia Magna Carta Steamship. A Casa Real britânica escolheu-o para as celebrações dos 60 anos de reinado de Isabel II, tendo sido restaurado para a ocasião. Tansportou, a 3 de Junho, a rainha e família real pelo rio londrino, num cortejo que congregava mais de mil embarcações. Mário Ferreira, em declarações à RTP, não avançou o custo da compra mas sublinhou que o restauro do "Chartwell" foi avaliado em 7 milhões de libras.
O barco, com cerca de 70m de comprimento, é célebre pelo seu estilo à comboio de luxo, baseado no Pullman Express da Côte d' Azur - na sua decoração e corpo integra peças e artefactos do comboio original, além de memória de outros navios históricos. Inclui 14 cabines (e uma suite real), restaurante e piano bar, além de um "deck" superior ao ar livre.
O barco realizará viagens de luxo pelo Douro, podendo transportar entre 30 pessoas (com alojamento) e cem (em viagens de um dia). Os cruzeiros serão similares aos já realizados pela empresa, devendo incluir visitas a quintas, museus ou caves, com o "objectivo de dar a conhecer o Douro para lá do rio", resumiu Bruno Ribeiro à Fugas.
Curiosamente, adianta a RTP, a barcaça poderá vir a utilizar o cais da Ribeira do Porto - para o qual falta a concessão - onde a rainha Isabel II desembarcou, em 1957, na sua histórica visita à Invicta. À Lusa, Mário Ferreira referiu que "gostaria muito" de usar o local e que este "ficasse reconhecido como o Cais da Rainha".
Para além dos turistas que vão realizar cruzeiros no "Spirit of Chartwell", toda a gente poderá conhecer melhor o barco em breve: estará disponível para visitas "no final do ano, para satisfazer a curiosidade de todos os que o desejem conhecer", confirmou Ferreira.
A compra do "Chartwell" é mais um dos investimentos da Douro Azul que, até 2014, pretende construir quatro navios-hotel e até dois barcos rabelos. No estaleiro da Navalria, em Aveiro, estão a ser construídos dois navios-hotel para a empresa (um investimento de 22 milhões de euros), que deverão ser entregues em Fevereiro e Março do próximo ano, para entrarem em operação de imediato.
Douro Azul | Spirit of Chartwell
2 comentários:
Anónimo
disse...
Bem, se os ingleses desprezam este belo barco, que venha para o Douro.
Temos, e teremos sempre municípios inaptos para saberem amar com amor de artistas esta infeliz capital entregue em suas mãos, pois raro as vereações são cultas, dessa cultura especial que impõe pontos de vista, e atira o espírito para além das comesinhas questiúnculas de roupa suja e marmita ("Lisboa Monumental", Fialho de Almeida, 1857-1911)
Pesquisar neste blogue
Estamos no Facebook:
Siga-nos no Instagram:
NOVO! Formulário p/queixa de estacionamento
CÍRCULO DAS LOJAS DE CARÁCTER E TRADIÇÃO DE LXª
Cidadania Cascais
Cidadania Sintra
150 Anos do Arq. Ventura Terra
Entre Julho de 2016 e Julho de 2017 o Fórum Cidadania Lx deu atenção especial aos 150 anos do nascimento do Arq. Miguel Ventura Terra (1866-2016), (co)organizando, participando e contribuindo para uma série de iniciativas com vista à divulgação e recuperação do património por ele concebido em Lisboa, Oeiras e Cascais. Obrigado a todos que nelas participaram!
Petição "Pela Manutenção da Calçada Portuguesa na Cidade de Lisboa!"
Grupo Facebook 'Os buracos das ruas de Lisboa' (asfalto e passeios)
Veja aqui o n/contributo discussão pública do proj. espaço público Cais do Sodré-Corpo Santo
O Nosso Balanço sobre a Vereação JSF (2007-2013)
Artigo «O 'interesse excepcional' do Centro de Artes da EDP» (Púb. 6.4.2013)
Artigo "Um desejo chamado eléctrico (18)"
Artigo "Lisboa, Capital Europeia da Demolição?"
Lista "Expresso" c/ 500 proc.classificação em risco de caducar a 31 Dez.12
PISAL - Pedido de esclarecimentos à CML
Conheça a n/página sobre Cassiano Branco (by Júlio Amorim)
Comissão Moradores do Bairro das Colónias
BASTA DE LIXO! (doc. enviado à CML)
Artigo no Público (Agosto de 2008)
Sabe o que é/era/podia ser a Casa Daupiás?
É preciso fazer regressar o Eléctrico 24!
Clique no nosso contributo para a discussão pública do novo PDM:
Contribuintes
Albina Martinho Alexandra Carvalho Alexandra Maia Mendonça Alexandre Marques da Cruz Aline Delgado Anabela Rocha Ana Coubronne Ana Rita Moreira Ana Sartóris André Santos
Andrea De Monti António Branco Almeida António Prôa
Artur Lourenço Bernardo Ferreira de Carvalho
Bruno Cena
Bruno Palma
Carlos Boavida Carlos Brandão Carlos Leite de Sousa Cristiana Rodrigues Diana Ralha Diogo Moura Eduardo Balsa Fernando Correia de Oliveira Fernando Jorge Fernando Marta
Fernando Silva Grade
Filipe Galvão Filipe Lopes
Filipe Pontes
Filipe Teixeira
Francisco Sande Lemos Gonçalo Cornélio da Silva Gonçalo Maggessi Guilherme Alves Coelho
Helena Espvall Ignacio García Pereda
Inês Barreiros
Inês Morão Correia
Inês Valsinha
Isabel Corrêa da Silva Isabel Saldanha
Jacinto José João Barreta
João Bento
João Filipe Guerreiro João Leonardo João Miguel Mesquita João Mineiro João Pedro Barreto João Pinto Soares
2 comentários:
Bem, se os ingleses desprezam este belo barco, que venha para o Douro.
Ainda há boas notícias
A monarquia inglesa anda pelas ruas da amargura para vender uma barcaça real (!)
Enviar um comentário