11/09/2012

Mudanças na circulação no Marquês e Av. da Liberdade sem plano alternativo



Mudanças na circulação no Marquês e Av. da Liberdade sem plano alternativo
Por Carlos Filipe in Público
Período de experiência começa domingo e prolonga-se até Dezembro. O principal objectivo assumido pela Câmara de Lisboa é reduzir os fluxos de trânsito e melhorar a qualidade do ar em toda a zona

António Costa, presidente da Câmara de Lisboa, convidou ontem os automobilistas a inteirarem-se, domingo, das alterações ao esquema de circulação no Marquês de Pombal e na Avenida da Liberdade, e a habituarem-se à nova rotunda exterior e às alterações aos sentidos das laterais. Fez logo a advertência de que tal adaptação, na primeira semana, "vai correr mal" e de que a monitorização do teste, até Dezembro, poderá originar correcções, mas não falou na existência de um plano alternativo.
Sobre o piso reasfaltado da rotunda exterior, diante do Instituto Camões, por onde o trânsito ascendente da Avenida da Liberdade acederá às avenidas Duque de Loulé e Fontes Pereira de Melo e às ruas Joaquim António de Aguiar e Braancamp, António Costa centrou os objectivos do projecto: reduzir o trânsito na zona; melhorar a segurança, separando a circulação dos veículos de transporte colectivo dos de transporte individual no Marquês; proporcionar mais conforto aos peões.
"Levará tempo a adquirir hábitos e os próprios comerciantes da zona ajudar-nos-ão a perceber se são necessárias alterações. Se não resultar, corrigiremos e voltaremos à situação anterior", admitiu António Costa, lançando um novo desafio aos automobilistas: "Para ir à Baixa não se vai (não se deve ir) de carro."
Conduzindo toda a apresentação do esquema de alterações, o autarca destacou que deverá ser eliminado o maior ponto de congestionamento do cruzamento com a Avenida Alexandre Herculano, pois que deixará de haver atravessamentos na Avenida da Liberdade. E para tal diz que contribuirá a retoma de um antigo sentido de circulação, do Rato ao Marquês, através da Braancamp, mas também pelo duplo sentido de circulação na Rua Barata Salgueiro.

Semáforos e câmaras

Acompanhado dos vereadores da Mobilidade e do Urbanismo, respectivamente, Fernando Nunes da Silva e Manuel Salgado, António Costa esclareceu ainda que as faixas centrais da Avenida da Liberdade terão velocidade limitada a 50 km/h (com limitadores de velocidade nos semáforos) e que as laterais terão essa velocidade reduzida a 30 km/h.
Mas se os semáforos passarão a estar mais atentos ao trânsito, o sistema de videovigilância de monitorização do tráfego que a Câmara de Lisboa montou em 2010 continua de "olhos fechados", depois de o Supremo Tribunal Administrativo ter rejeitado recurso do município contra a Comissão de Protecção de Dados, que o mandara desligar.
A situação indigna o vereador Nunes da Silva e o presidente da câmara, que a classificou de "vergonha". Pergunta o vereador da mobilidade, ouvido pelo
PÚBLICO: "Como é possível o Diário de Notícias, mesmo aqui ao lado, transmitir online, no seu site, imagens das obras que aqui estamos a realizar, e aquelas câmaras não poderem monitorizar a segurança do trânsito?"

1 comentário:

Anónimo disse...

Se "Para ir à Baixa não se vai (não se deve ir) de carro", PARA IR À CML NÃO SE VAI (NÃO SE DEVE IR) DE CARRO.