21/09/2012

ATÉ QUE ENFIM!!

Por décadas tentei (em vão) procurar alguma informação sobre o Hotel Francfort, no Rossio, fechado após o 25 de Abril de 1974.
 
A razão porque teimo em saber notícias deste hotel é porque, além de praticamente não haver nenhuma informação a respeito na Net, conheci muito bem este hotel e ele faz parte das memórias da minha infância.
 
Já há tempos falei dele, a propósito de elevadores (ver o meu post em http://cidadanialx.blogspot.pt/2012/04/elevadores-de-lisboa.html), já que elevador deste hotel era bonito (não tanto como o do antigo "Ramiro Leão").

Hoje, procurando mais uma vez informações sobre o Hotel Francfort (o do Rossio, não confundir com o da Rua de Santa Justa), tropecei com uma imagem que me era familiar — a porta do nº 113 no Rossio.

Entrada do Hotel Frankfort

A dita imagem está inserida num post deste blog, cujo link transcrevo:

CIDADANIA LX: URGENTE/ALERTA sobre edifício sito na Praça D. Pedro IV(ROSSIO) nº 113

O post, datado do dia 26 de Junho do corrente ano, traz finalmente à luz quase 40 anos de abandono.

Pelo aspecto do hall de entrada, pode-se imaginar como estará o resto do edifício, onde se situam-se estabelecimentos emblemáticos, como a Pastelaria Suíça ou a Pérola do Rossio.

No post não é mencionado o Hotel Francfort, cuja memória vai-se apagando.

 
No anos 90, tentei obter informações sobre o edifício e foi-me dito que pertencia à cadeia de hotéis Alexandre de Almeida. se assim é, os responsáveis pela referida empresa deveriam ter vergonha.
 
Não sei como alguém (não sei quem) conseguiu abrir aquela porta, mas para os autores da carta à CML — António Branco Almeida, Luís Marques da Silva e Fernando Jorge — o meu bem-hajam!
 
Oxalá agora seja feita alguma coisa pelo quase esquecido Hotel Francfort.
 
P.S. – Num outro blog meu, dou mais algumas informações/recordações deste hotel (http://novesec.wordpress.com/2012/09/26/hotel-francfort-rossio-lisboa/).
.

Sem comentários: