10/05/2016

Viva! Vamos ter a estátua (original) de volta!


In facebook, via Pedro Sanchez: «...BOAS NOTÍCIAS...partilhado da página da minha amiga Maria Fss...— a celebrar este dia.- O Instituto de Oftalmologia Dr. Gama Pinto tem a estatua original do D. Sebastião que foi vandalizada e destruída na Estação do Rossio. Já vieram os peritos. Maravilha!!! Vamos conseguir repor»

3 comentários:

Alvaro Pereira disse...

Uma excelente notícia!

Mas,já agora, não se poderia descobrir alguma estátua do Vasco da Gama, para se colocar em Belém?

Anónimo disse...

Como é que se "descobre" uma estátua do Vasco da Gama para se colocar em Belém? Isso é a mesma coisa que eu vir dizer "já agora, não se podia descobrir uma pintura do Monet para se colocar no Museu de Arte Antiga?".

Alvaro Pereira disse...

Caro anónimo
Vou explicar-lhe o meu raciocínio:
Entre 1988 e os anos 90 o navio de cruzeiros "Vasco da Gama" (antigo "Infante D. Henrique")tinha no seu interior uma estátua de Vasco da Gama. Em finais do Século XX esse navio foi vendido e rebaptizado como "Seawind Crown", mas manteve a estátua de Vasco da Gama Infelizmente, o navio foi desmantelado em Barcelona em 2004. Não me admirava nada que alguém tivesse ficado com a estátua e a escondesse nalgum lugar.
Sei também que existe um molde dessa estátua num museu em Mafra, pelo que se poderá fazer uma cópia da mesma.

E também vou lembrar-lhe uma coisa curiosa: quando fizeram a lotaria nacional 7 maravilhas portuguesas no mundo, num anúncio televisivo, que ainda se pode encontrar no Youtube, vê-se um homem a abraçar uma estátua de Vasco da Gama em frente ao Museu Nacional de Arte Antiga. Informei-me lá no museu e disseram-me que os produtores do anúncio fizeram a estátua em esferovite e depois pintaram-na; se quiser confirmar essa história é só lá ir ao museu. Ora para fazerem essa estátua devem ter tido algum molde, pelo que também se poderia usar para fazer uma estátua a sério!

Com os meus melhores cumprimentos!

Álvaro Pereira