12/12/2007

Petição «Alguém acuda ao Salão Nobre do Conservatório, por favor!»


Estamos quase nas 3.600 assinaturas, mas precisamos de mais de 4.000.

Por favor, assine e divulgue!

foto: VM

4 comentários:

Anónimo disse...

Caro Virgílio,
Foi aprovada em reunião da CMl de 15 de Outubro último, a seguinte moção.
O SALÃO NOBRE DO CONSERVATÓRIO NACIONAL
Considerando que:
O Salão Nobre do Conservatório Nacional, inaugurado em 1881 segundo projecto do arquitecto Eugénio Cotrim, com um tecto pintado por José Malhoa, palco de importantes eventos e constantemente utilizado para concertos, audições e aulas, encontra-se em avançado estado de degradação;
A última intervenção data dos anos 40, quando foram efectuadas amplas obras de remodelação, com a inclusão de um órgão de concerto, encontrando-se actualmente o Salão Nobre com um dos balcões laterais suportado por varões de ferro (para não cair), um número considerável de cadeiras totalmente destruídas, tectos com buracos, cortinas rasgadas, camarins em precárias condições. Tudo num adiantado estado de degradação que ameaça chegar ao ponto de não retorno.
Apesar de ter sido publicado concurso público para esse efeito (DR - 3ª Série nº 239 de 15/12/2005 – Recuperação do Salão Nobre, galeria, palco, sub-palco, salas de apoio e cobertura-1ª fase - empreitada 135/05, o mesmo foi cancelado.
Considerando também que:
Esta sala dispõe de uma acústica ímpar gabada por artistas como Karl Leister (clarinetista solista da Orquestra Filarmónica de Berlim), Anthony Pey (solista inglês de grande nomeada), e os cantores Peter Schreier, Sarah Walker e Mara Zampieri, e outros têm seleccionado este salão para efectuarem gravações de discos.
Venho por este meio propor que:
A Câmara Municipal Lisboa tome posição junto do Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, no sentido de serem desencadeadas com urgência obras de conservação no Salão Nobre do Conservatório Nacional.
Lisboa, 9 de Outubro de 2007
Os Vereadores
“Cidadãos por Lisboa”
Após o que, se aguarda resposta dos serviçoes sobre o seguimento dado à mesma moção. Mal esta chegue, aqui será dada.
Tenhamos fé.

Anónimo disse...

Obrigado pela informação.
Convém esclarecer que o Ministério que tutela o Conservatório Nacional de Lisboa é o Ministério da Educação e não o Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior.

"Tenhamos fé". Neste caso a fé não cai do céu. Vem da força que nós tivermos para exigir o restauro do nosso património. Precisamos de ser muitos. E não ficarmos à espera.
Por mim, conto não descansar enquanto não vir esta magnífica sala recuperada.

Anónimo disse...

Caro Virgilio,
Foi depois de informação recolhida junto dos serviços da CML, e por indicação deles, que se formolou a proposta para o Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior. Porque antes tinha ido precisamente para o Ministério da Educação, e não foi aceite.
E quando se diz que se aguarda, já não é o primeiro pedido de informação que se aguarda... Mas ninguém vai abrandar, ou desistir.

Anónimo disse...

É de lamentar que a própria CML não saiba que, por ser considerada uma escola secundária, quem tutela o Conservatório de Lx é o Ministério da Educação e não outro. O Conservatório esteve sempre sob a tutela do Ministério da Educação.