
(Detalhe de um edifício em Lisboa.......qual?)
Um blogue do Movimento Fórum Cidadania Lisboa, que se destina a aplaudir, apupar, acusar, propor e dissertar sobre tudo quanto se passe de bom e de mau na nossa capital, tendo como única preocupação uma Lisboa pelos lisboetas e para os lisboetas. Prometemos não gastar um cêntimo do erário público em campanhas, nem dizer mal por dizer. Lisboa tem mais uma voz. Junte-se a nós!
O Jardim da Estrela, extraordinário oásis da cidade de Lisboa, foi criado no final do século XIX, por iniciativa do Marquês de Tomar, encontrando-se originalmente no Passeio Público antes da construção da Avenida da Liberdade. Com cerca de 5ha, este é o segundo maior jardim da cidade, constituindo, por isso, um importante pulmão no centro da capital.














Parque da Bela Vista
Centro Comercial Mouraria - Martim Moniz

Centro de Rastreio à Tuberculose (desactivado) - Praça do Chile
Fica ainda por mostrar: Antiga Sede do PNR, Largo do Intendente, Antigo Cinema Paté, entre inúmeros edifícios
De cada vez que aqui passo, quem se sente deprimido sou eu. Faça este exercício: olhe bem para aqueles recantos esconsos onde já moraram pessoas, em sucessivos esconderijos recônditos, com escadarias e corrimões em contra-mão uns dos outros, e com uma ambiência medieval verdadeiramente angustiante. Imagine-se a residir aqui, numa destas habitações: seja no rés-do-chão, seja - o que seria ainda pior- numa daquelas caves com toda a aparência de local fétido. Um horror.
Isso é válido para os dois lados da Rua do Alecrim: aquilo que foram as janelas está agora emparedado. Imagino o interior imundo destes edifícios...
Se já seria assim quando estava habitado, imaginem o que é agora, há anos à espera de uma oportunidade de reabilitação...
Um verdadeiro pesadelo.
... Para quando a reabilitação de locais destes?
Quem se recorda da Casa de Móveis Olaio, na Rua da Atalaia, 36-40 ? Uma altíssima qualidade, tanto nos materiais como na execução. Os seus móveis de “estilo nórdico” da década de 60, eram produto de um excelente, e moderno design. Depois vieram outros tempos, e esta casa fechou as suas portas para sempre. Nesse dia, Lisboa ficou um pouco mais pobre.